DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Moradores aprovam despoluição do córrego Zavuvus

Nove em cada dez moradores do bairro Vila Joaniza, na região de Cidade Ademar, zona Sul paulistana, aprovam as obras da Sabesp para despoluição do córrego Zavuvus, realizadas dentro do programa Novo Rio Pinheiros, e a quase totalidade (ou 97%) considera a despoluição “muito importante ou importante”.

Além disso, a eficiência do programa para tornar mais limpo um dos principais rios de São Paulo, o Pinheiros, tem nota 7 / 8. Os dados são de levantamento realizado para a companhia pelo Instituto FSB Pesquisa com moradores, trabalhadores e comerciantes da região.

Bairro de alta vulnerabilidade social, a Vila Joaniza está localizada na bacia do Zavuvus, um dos primeiros córregos a receber, em novembro de 2019, obras do Novo Rio Pinheiros, programa do governo estadual que visa a despoluição do rio até dezembro de 2022, integrando-o à cidade.

Segundo a Sabesp, a bacia do Zavuvus está saneada, com obras finalizadas, beneficiando 173 mil habitantes. A meta de conexão de imóveis ao sistema de coleta e tratamento, evitando que o esgoto seja despejado diretamente no córrego, foi ultrapassada: 18.387, ante 15.868 previstos – no total do programa, já foram 622 mil imóveis, ante 533 mil previstos. A Sabesp informa ainda que a água do Zavuvus está visivelmente mais transparente e que já é possível avistar pequenos peixes.

A pesquisa revela também que para 69% dos entrevistados, as obras trouxeram benefícios, sendo que os principais deles são: redução da sujeira, com menos insetos e roedores (51%); redução do mau cheiro (40%); redução de enchentes (24%); redução de doenças (22%); e melhor qualidade de vida (19%). A maioria também considera que esses benefícios são permanentes.

O levantamento mostra ainda que o Novo Rio Pinheiros é bem avaliado e conhecido na Vila Joaniza, bairro distante aproximadamente 8 quilômetros do rio Pinheiros: 45% afirmaram ter conhecimento do programa.

Comente Aqui