DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Entre os postos autuados por operação do Ipem-SP, um da avenida Interlagos

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou nos dias 15 e 16 de fevereiro, na capital, a Operação ‘Olhos de Lince’ de combate às fraudes e irregularidades em bombas medidoras de combustíveis.

No total, foram fiscalizados sete postos de combustíveis e encontradas irregularidades em seis (85%). Os fiscais verificaram 132 bombas medidoras de combustíveis e encontraram erros em 78 (59%). Foram emitidos 98 autos de infração.

“O objetivo da operação do Ipem-SP é realizar a identificação de fraudes em bombas de combustíveis, referente a quantidade e a volumetria, praticadas por postos contra o consumidor”, explica o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno G. de Oliveira Junior.

No FREEWAY AUTO POSTO LTDA, localizado na avenida Interlagos, 505, bairro Jardim Umuarama, das 12 bombas medidoras do posto de combustíveis, foram detectados erros em todas. As principais irregularidades foram erro de até menos 1.832 ml a cada 20 litros fornecidos, em prejuízo ao consumidor, e corpo estranho instalado na bomba.

Também foram constatadas irregularidades no Coimbra Auto Posto Ltda (avenida doutor Orêncio Vidigal, 340, no Jardim Penha de França), no Auto Posto Pirituba Ltda (avenida Mutinga, 1295, em Pirituba), no Auto Posto Flor de Penha Ltda (avenida Miguel Catarino, 51, no Tatuapé), no Auto Posto Estação Leste Ltda (avenida São Miguel, 8070, em São Miguel), no Auto Posto Beethoven Ltda (avenida marechal Tito, 3043, no bairro Jardim Silva Teles) e no Auto Posto Lugano Ltda (avenida Mateo Dei, 1977, em São Mateus).

Segundo o Ipem-SP, os postos autuados tem dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com lei federal, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Quando os fiscais do Ipem-SP encontram bombas medidoras de combustíveis com indícios de fraude, eles também identificam qual é a permissionária que presta serviço no estabelecimento e a oficina encarregada da manutenção das bombas para uma averiguação e possível responsabilidade das mesmas.

Caso o cidadão identifique algum estabelecimento que apresente irregularidades, a denúncia pode ser feita para a Ouvidoria do Ipem-SP pelo TELEFONE 0800 – 013.0522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail OUVIDORIA@IPEM.SP.GOV.BR.

Comente Aqui