DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

USP oferece o curso gratuito Meninas Programadoras

Garotas em busca do primeiro contato com o universo da programação podem se inscrever em uma das três turmas do curso gratuito Meninas Programadoras, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O objetivo é ensinar habilidades iniciais de programação para meninas que cursam ou finalizaram recentemente o ensino médio. Ao todo são disponibilizadas 120 vagas, divididas em três turmas. As interessadas podem escolher em qual delas desejam se inscrever, acessando o site https://sites.google.com/icmc.usp.br/meninasprogramadoras, onde é possível conferir os tópicos que serão abordados ao longo da atividade.

Com duração de quatro semanas, o curso será realizado cem por cento online por meio de aulas ao vivo pelo Google Meet, sempre aos sábados, das 14 às 17 horas, e ainda contará com uma hora diária de exercícios individuais, de segunda a sexta-feira. Plantões de dúvida também serão oferecidos semanalmente a quem tiver interesse.

Para participar do curso, é preciso ter um computador com acesso à internet. As atividades da primeira turma terão início no dia 2 de outubro, e as inscrições se encerraram em 30 de setembro. Já a segunda turma começará as aulas no dia 30 de outubro, e as inscrições devem ser efetuadas de 11 a 24 de outubro. Por fim, as aulas do terceiro grupo iniciarão no dia 27 de novembro, e as inscrições serão de 1 a 20 de novembro.

Todas que participarem de, pelo menos, 75% das atividades propostas receberão um certificado de conclusão de curso expedido pela USP. Além de ensinar habilidades de programação e propor a resolução de problemas por meio de aulas que combinam teoria e prática, a iniciativa tem como objetivo motivar as meninas a ingressarem em carreiras da área de computação. As vagas do curso serão destinadas, prioritariamente, para alunas de escolas públicas.

Comente Aqui