DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Da Websérie “Mary e os monstros marinhos” estreia este mês no Sesc Santo Amaro

Em outubro, estreia a temporada da websérie “Mary e os Monstros Marinhos”, gravada no Sesc Santo Amaro e dirigida por Rhena de Faria. A produção é da Companhia Delas de Teatro.

Inspirada no espetáculo homônimo que estreou na unidade em 2019, a exibição acontece pelo canal do Sesc Santo Amaro no YouTube, a partir de 9 de outubro até 6 de novembro, sábados, às11h.

A produção convida adultos e crianças a imergir na história de Mary Anning, famosa caçadora de fósseis, negociadora e colecionadora britânica que viveu na Inglaterra no início do século XIX e começou a trabalhar com apenas 12 anos, tornando-se bastante conhecida pela descoberta do primeiro fóssil de ictiossauro.

Mulher de família pobre, Mary teve de lidar com o preconceito e a dúvida sobre sua capacidade intelectual numa época em que a comunidade científica era dominada por senhores anglicanos ricos, pouco abertos a inserção das mulheres em seus ambientes de discussão e, principalmente, à teorias evolucionistas.

A proposta de “Mary e os Monstros Marinhos” é misturar o universo da pré-história com o imaginário e potencial dos pequenos, além de explorar suas possibilidades criativas por meio da pesquisa científica, histórica e da experiência das componentes do grupo na comunicação com o público infanto-juvenil.

Nessa mescla, as atrizes se propõem a trazer o gosto do teatro para a telas digitais (amplamente utilizadas como recurso possível durante a pandemia de coronavírus), mas sem perder a essência e a emoção da interpretação presencial nos palcos.

O espetáculo ganhou o Prêmio APCA 2018 como Melhor Espetáculo Infantil de Texto Original, e obteve seis indicações ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2018 (Espetáculo, Texto Original, Direção, Trilha Sonora Original, Figurino e Cenário).

“Mary e os Montros Marinhos”aborda o universo da ciência e da pré-história em cinco episódios. Mary sobreviveu à tempestades e enfrentou perigosos deslizamentos de terra para fazer grandes descobertas. Estudou anatomia dissecando répteis em sua cozinha e assim foi capaz de remontar o primeiro esqueleto de um ictiossauro (um gigante monstro marinho da época dos dinossauros).

Sua vida reúne uma série de peripécias dignas de um conto de fadas. Mas nessa fábula, a “princesa”é uma cientista que enfrenta os obstáculos com inteligência, coragem e determinação.

A classificação é livre. Grátis – disponível em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Comente Aqui