DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Tuberculose tem cura e tratamento gratuito garantido pelo SUS

De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, agente causador da tuberculose.

Apesar de ser uma bactéria predominantemente pulmonar, o bacilo pode alocar-se nos ossos, rins, membranas do cérebro, medula espinhal ou em qualquer outra parte do corpo humano. Contraída através das vias aéreas, é possível desenvolver a infecção em até dois anos após o contato com o agente infeccioso.

“Tosse persistente, perda de peso, febre vespertina, cansaço e suor noturno são os principais sintomas da doença”, explica João Paulo Freitas, enfermeiro supervisor da Equipe de Vigilância em Saúde do Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam).

O diagnóstico é realizado através de um exame de escarro que detecta a presença do bacilo causador da doença. O tratamento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde as tomadas de medicação até a realização de exames de controle que confirmem a cura.

Com diagnóstico precoce e início imediato no tratamento, é possível reduzir o tempo de contaminação. “O paciente inicia com a medicação regular e, geralmente, em até 20 dias não está mais transmitindo a tuberculose. Mas é fundamental concluir o tratamento que dura seis meses”, explica o enfermeiro.

Atualmente, as trinta Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) administradas pelo Cejam, no Jardim Ângela e Capão Redondo, aqui na zona Sul da capital, estão tratando 184 casos, sendo 64% pulmonares. Todos os serviços de saúde realizam busca ativa de pacientes sintomáticos respiratórios a fim de realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento, o mais rápido possível, para obter o melhor resultado.

Comente Aqui