DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Programa conecta mais de 120 mil imóveis à rede de esgoto

O Programa “Novo Rio Pinheiros”, do governo do Estado de São Paulo, encerrou o ano de 2020 com mais de 120 mil imóveis conectados à rede para coleta e tratamento de esgoto. A previsão do governo é que até 2022, mais de 500 mil conexões sejam realizadas dentro do projeto. A expansão do serviço de saneamento promovida pela Sabesp deverá beneficiar mais de 3 milhões de pessoas e evitar que todo o resíduo orgânico desses locais chegue até o rio.

O serviço de saneamento básico, principal ação para despoluição do Pinheiros, está distribuído em 16 contratos já assinados e com todas as obras previstas em andamento.  Três deles estão com mais de 70% de execução: Pedreira/Olaria, Ribeirão Aterrado/Zavuvus e Ponte Baixa/Socorro. Também já estão assinados os contratos para as Unidades de Recuperação de Qualidade da Água, que  vão recuperar os afluentes diretamente nos córregos, informa a Sabesp.

As obras de saneamento básico do projeto Novo Rio Pinheiros devem ser concluídas em abril de 2022 e após esse período será realizada “operação assistida” para avaliar o funcionamento completo do sistema implantado.

“O Rio Pinheiros é um cartão-postal de São Paulo e o objetivo do programa é reintegrá-lo à vida dos paulistanos. Além desse ganho coletivo, há um benefício direto para essa população que passará a ter a coleta e o tratamento de esgoto. Elas terão mais qualidade de vida e saúde”, diz o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.

Além da expansão da rede de coleta de esgoto, o programa conta ainda com os eixos de manutenção, revitalização, educação ambiental e tratamento dos resíduos sólidos.

A revitalização do canal e de todo o seu entorno tem como objetivo aproximar a população do rio por meio dos espaços de lazer e entretenimento, propiciando mais saúde e qualidade de vida a todos, segundo o governo do Estado.

Manutenção
Paralelamente ocorrem também os trabalhos de manutenção das margens, aprofundamento e retirada do lixo do rio. De acordo com o governo estadual, até o momento foram retirados 240 mil m³ de sedimentos por meio do desassoreamento, o que equivale a 15 mil caminhões basculante.

Os resíduos sólidos estão sendo retirado por meio de barcos, redes e boias. Até 24 de novembro de 2020, foram removidas mais de 18 mil toneladas, entre eles garrafas pet, bicicletas, pneus e plásticos, entre outros.

Comente Aqui