DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Tratamento homeopático pode ser encontrado na rede municipal de Saúde

A rede municipal de Saúde da cidade de São Paulo dispõe em doze de suas unidades – como Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Ambulatórios de Especialidade (AE’s) e hospitais, em todas as regiões do município – de tratamentos com homeopatia. São 17 médicos homeopatas disponíveis para atender a população.

A homeopatia no Brasil foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1980 e, desde 2006, integra como especialidade médica a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde (MS). Ela prioriza uma visão mais abrangente do indivíduo, em suas dimensões física, psicológica, social e cultural.

Uma vez feita a anamnese aprofundada no paciente, o homeopata avalia os sintomas relatados e é com base nesta análise que o medicamento é prescrito, sempre com o objetivo de atuar sobre o sistema de defesa do paciente nos casos de doenças agudas ou crônicas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o acesso a uma consulta de homeopatia na rede é feito a partir da solicitação do munícipe em sua UBS de referência. Os pacientes também têm acesso à liberação dos medicamentos prescritos, que varia de acordo com a região.

De janeiro a junho de 2023, foram realizadas 7.638 consultas homeopáticas na rede municipal de Saúde de São Paulo.

 

Comente Aqui