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Grupo de moradores contra o prolongamento da Marginal Pinheiros

De acordo com matéria do Grupo Sul News, um grupo de moradores da zona Sul paulistana criou abaixo-assinado reivindicando a criação do Parque Linear Jurubatuba e contrário ao prolongamento da Marginal do rio Pinheiros, num trecho de oito quilômetros de extensão, entre a ponte João Dias e a conexão com a avenida Jair Ribeiro da Silva, altura da ponte Vitorino Goulart da Silva.

O Parque Linear Jurubatuba estaria localizado à margem esquerda do canal do rio Jurubatuba, que vai da represa Billings até o canal do rio Guarapiranga, com aproximadamente sete quilômetros de extensão e 130 hectares de área verde, uma das maiores da cidade.

Na reportagem os moradores realçam o fato do parque ser um espaço único na cidade, por ser a única área verde às margens do rio Pinheiros sem avenidas marginais e que possui grande potencial de ser um dos principais parques urbanos da cidade. Além disso, os moradores defendem que o Parque Linear Jurubatuba seja implantado definitivamente na região, como previsto desde 2016, no PIU (Planos de Intervenção Urbana) Arco Jurubatuba.

A reportagem lembra que no final de 2023, a Prefeitura anunciou a abertura da licitação para a obra de prolongamento da Marginal e pretende, no dia 5 de março próximo, selecionar a empresa que ficará responsável pela construção da via.

Até por isso, os moradores têm pressa em recolher assinaturas contrárias ao prolongamento. O abaixo-assinado está em: chng.it/JdM7nknZ7y .

 

O PROLONGAMENTO DA MARGINAL

O projeto consiste no prolongamento da via Marginal Oeste do rio Pinheiros em oito quilômetros, com início logo após a ponte João Dias, no entroncamento com a avenida Guido Caloi, até a conexão com a avenida Jair Ribeiro da Silva, na ponte Vitorino Goulart da Silva.

Além de expandir a infraestrutura viária, o objetivo do projeto é aprimorar o sistema já existente, proporcionando aos usuários maior segurança e fluidez no trânsito e em suas interconexões, segundo a Prefeitura de São Paulo.

Além do prolongamento, o novo sistema viário será composto por interligações com as pontes ao longo do trajeto, começando pela ponte Transamérica, depois a ponte do Socorro, ponte Jurubatuba e ponte Vitorino Goulart da Silva, além de acessos viários aos bairros. Também está prevista a construção de novas pontes e viadutos.

Ainda, de acordo com o projeto, a via projetada contará com três faixas de rolamento, cada uma medindo 3,50 metros de largura, acompanhadas por faixas de segurança de um metro de largura em ambos os lados, e ciclovia compartilhada no lado mais próximo do rio Jurubatuba.

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