DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Tema saúde predominou na reunião do Conseg Cidade Dutra

Convidada para participar da reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Cidade Dutra, realizada na noite de 7 de outubro, a representante da Supervisão de Saúde da Capela do Socorro, Dayse Ouro, fez esclarecimentos, deu explicações e respondeu a várias questões levantadas pelos populares que compareceram ao encontro na sede da Sociedade Amigos de Interlagos (SAI), em Cidade Dutra.

Além de Dayse e da presidente Isabel Arcangelo, do Conseg, compuseram a mesa de trabalho da reunião os representantes Rogério Silva e Abiatar Oliveira, da Sabesp, o inspetor Ricardo, comandante regional (Capela do Socorro) da Guarda Civil Metropolitana, Clayton Guilherme Ferreira, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e Juarez A. Tavares Maia, da Subprefeitura Capela do Socorro.

Na atual gestão municipal, Dayse informou que o extremo Sul está sendo contemplado com nove novos equipamentos de saúde e que um deles será na rua Rubens Montanaro de Borba, em Cidade Dutra, onde já há o terreno definido e no próximo ano deverá acontecer a licitação para início da construção da nova UBS.

A representante disse que também será construído um equipamento de saúde ao lado do Hospital Geral do Grajaú, além de outras novas unidades naquela região, como as UBS’s Jardim Progresso, Santa Bárbara e Vila Rubi, o que possibilitará que o atendimento seja reestruturado em todo território.

Casos de mal atendimento à usuários, de dificuldade para realizar agendamentos de consultas e exames (“há meses tento fazer o exame de papanicolau e não consigo”, reclamou uma usuária), cirurgias adiadas, unidade do CER (Centro Especializado em  Reabilitação) sem previsão de atendimento e outras questões mais foram relatadas pelos participantes da reunião e respondidas pela profissional da Supervisão.

Dayse sugeriu aos presentes utilizar o aplicativo Agenda Fácil para fazer agendamentos de consultas, acompanhamentos e para ter confirmação de consultas e exames, sem precisar ir à recepção da UBS. Este sistema também possibilita ao usuário encontrar vagas para a especialidade desejada em outras regiões da cidade, caso não haja vaga em sua região.

Dayse confirmou que houve uma limitação nos agendamentos de pacientes por conta da pandemia e pediu a participação das pessoas nos Conselhos Gestores de Saúde locais.

As demandas da reunião

Depois de tratadas as questões de saúde na região, foram abordadas demandas locais, a maioria delas relativas à mobilidade urbana.

Foi solicitada a colocação de farol de pedestres na avenida senador Teotônio Vilela, nas proximidades do Supermercado Sonda, defronte a um colégio particular. Também a colocação de lombadas na rua padre Cletus Cox, imediações da Igreja Nossa Senhora da Esperança.

Outras solicitações feitas à CET foram de implantação de mão única em toda a rua Guaruba, em Cidade Dutra, e de proibição de tráfego de caminhões na rua Mathias Beck, no Jardim Primavera.

Comente Aqui