DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prorrogada isenção do pagamento de água para famílias de baixa renda

O governo do Estado anunciou a terceira prorrogação da isenção no pagamento da tarifa e do abastecimento ininterrupto de água para clientes de baixa renda atendidos pela Sabesp. A norma passa a valer até 15 de setembro e beneficia cerca de 2,5 milhões de consumidores carentes neste período da pandemia do coronavírus.
A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou as medidas pela terceira vez consecutiva, a pedido do governo de São Paulo. Os benefícios são destinados aos clientes da Sabesp inclusos nas tarifas residencial social e residencial favela, que continuam isentos do pagamento das contas de água e não terão corte no abastecimento mesmo, em caso de inadimplência.
De acordo com a Arsesp, a isenção – de caráter social – tem o objetivo de minimizar as consequências econômicas da Covid-19. Previsto inicialmente para valer por três meses (abril, maio e junho), o benefício já foi estendido três vezes: para 31 de julho, para 15 de agosto e agora para 15 de setembro de 2020.

Para todos os consumidores, a Sabesp informa que ampliou o prazo para medidas de cobrança e que tem disponibilizado negociações especiais e ampliação da regra de negociação de débitos em aberto para pagamento em dez parcelas iguais.

A Sabesp informa ainda que, desde o início da quarentena decretada pelo governo estadual, no final de março, a companhia já beneficiou 23 mil pessoas com a doação de mais de 5,8 mil caixas-d’água; também distribuiu 110 mil cestas básicas para a população, instituições assistenciais e unidades educacionais; já fez mais de 18 mil lavagens de espaços públicos de grande circulação de pessoas; também está aplicando mais cloro na água utilizada na limpeza urbana para maior higienização; e fez a instalação de 456 lavatórios no estado, além de 22 bebedouros.

Comente Aqui