DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Projetos da “Aena” preocupam moradores da região de Congonhas

A companhia de origem espanhola “Aena” deverá assumir a administração do Aeroporto de Congonhas ainda este mês. Ela será a concessionária do segundo aeroporto mais movimentado do Brasil, com uma das pontes aéreas mais movimentadas da América Latina, em termo de assentos ofertados.

A “Aena” planeja construir um novo terminal até 2028, o que pode representar um aumento de barulho e no número de voos de aeronaves maiores. De acordo com as projeções do estudo de viabilidade, a capacidade de Congonhas seria ampliada para 30 milhões de passageiros por ano e possível abertura para todos os voos internacionais.

O projeto será apresentado para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até dezembro, para sua aprovação ou não. A empresa espanhola planeja ainda conectar o aeroporto à Linha 17 – Monotrilho do Metrô.

Guilherme Canton, da Associação de Moradores do Jardim Novo Mundo e representante de outras doze associações do entorno de Congonhas, cita a preocupação com a saúde dos moradores com o possível aumento do número de voos e do ruído gerado pelos aviões.

Também o representante da Associação de Moradores de Vila Nova Conceição, Pedro Uehara, mostra preocupação quanto ao trânsito na região do aeroporto, afirmando que “precisamos pensar no planejamento do trânsito para a região, com o provável aumento no seu volume, para que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) venha aqui e apague o incêndio de forma equivocada”.

AS MELHORIAS NO AEROPORTO

Entre as melhorias de curto prazo previstas para o Aeroporto de Congonhas estão a ampliação da sala de embarque remoto, a readequação das vias de acesso, reforma dos banheiros e revitalização da fachada.

Na denominada Fase I-B, os investimentos deverão ser na revitalização dos pavimentos das pistas de táxi, ampliação do pátio de aeronaves com novas posições de contato e construção de um novo terminal de passageiros.

A entrega dessas obras no Aeroporto de Congonhas está prevista para junho de 2028.

Fonte: TRIBUNA DE SANTO AMARO

Comente Aqui