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Serviço 156 da Prefeitura agora também pelo Whatsapp

A Prefeitura lançou no dia 10 de outubro, o serviço 156 pelo Whatsapp para agilizar o atendimento à população. Trata-se do CHAT SP156, um robô de atendimento que permite ao munícipe acompanhar o andamento de pedidos e solicitar serviços.

“As tecnologias permitem hoje que as gestões públicas tenham um entendimento mais abrangente e preciso dos problemas urbanos e prestem aos cidadãos serviços melhores e com mais rapidez, especificamente para o 156, que é um canal fundamental para os munícipes”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.

Para utilizar o chatbot, basta adicionar o número 11 3230-5156 no WhatsApp e mandar uma mensagem. Caso o usuário necessite de um serviço ainda não disponível no chat, será transferido para um atendimento humano na própria plataforma.

Nesta fase de operação assistida estarão disponíveis onze serviços fixos considerados essenciais e um irá variar de acordo com o calendário da cidade e do cronograma da Prefeitura, como o “Baixas Temperaturas”, no inverno, o de “Altas Temperaturas”, no verão, e no período de chuvas, o serviço de “Alertas de alagamento”. A expectativa é de incluir ao menos duas novas opções a cada mês.

Não é necessária nenhuma senha ou cadastro para acessar o chatbot. Porém, para solicitar alguns serviços como adoção de cães e gatos, é preciso estar cadastrado no SP156.

Segundo a Prefeitura, o Chat SP156 é mais uma opção de atendimento aos cidadãos, ao lado do Portal 156, do aplicativo SP156 e da Central Telefônica 156, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Smit). Com essa diversidade de canais, os cidadãos têm mais opções para entrar em contato com a Prefeitura e solicitar serviços públicos, explica o órgão.

“Não deixaremos de atender na Central, no portal e nos outros canais de atendimento. Este é só mais um canal para a nossa solução de atendimento do SP 156. Inclusive, as pessoas que não se adaptarem ao chatbot poderão falar com um atendente”, afirmou a secretária-adjunta de Inovação e Tecnologia em exercício, Sarah Alcântara.

Um chatbot é um programa de computador que usa Inteligência Artificial (IA) e processamento de linguagem natural (NPL) para entender as dúvidas do cliente e automatizar as respostas a elas, simulando uma conversa humana. Atualmente, a tecnologia chatbot é utilizada em vários tipos de serviços, como de bancos, telefonia e compras.

De acordo com a Prefeitura, os serviços já disponíveis no chatbot são o ‘Tapa-Buraco’; ‘Baixas Temperaturas’ – solicitar atendimento social; ‘Adotar cães e gatos’; ‘Denunciar violência contra mulher’; ‘Denunciar racismo’; ‘Árvore’ – solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção; ‘Entulho e grandes objetos em via pública’ – solicitar remoção; ‘Solicitar remoção de veículo/carcaça abandonado na via pública’; ‘Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita’; ‘Foco de dengue’ – solicitar vistoria de local com água parada; ‘Ponto de ônibus’ – solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente.

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