DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Projeto “Cantinho da Leitura” estará em duas escolas da Capela do Socorro

O projeto “Cantinho da Leitura”, desenvolvido para estimular o hábito da leitura nos estudantes, acontece no dia 9 de outubro, com a apresentação de contações de história em duas escolas públicas da Capela do Socorro, zona Sul paulistana.

Além das apresentações, as escolas receberão a doação de duas estruturas físicas com um acervo de oitenta livros de literatura infantil, sendo dez em braile. A apresentação das contações de histórias é gratuita e terá a participação de intérpretes de libras e monitores.

Todas as escolas participantes do projeto “Cantinho da Leitura” receberão dois atores que, de forma divertida, contarão histórias clássicas como ‘Chapeuzinho Vermelho’, ‘Os Três Porquinhos’, ‘O Patinho Feio’ e outras. Durante a apresentação, os atores irão mostrar para as crianças que muitas histórias divertidas podem sair dos livros. Além disso, será construído um cenário com elementos das histórias contadas para maior interação com as crianças.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil defende que o trabalho com a leitura se inicie desde muito cedo e faça parte do cotidiano escolar, orientação que aparece, especialmente, no campo de experiência de escuta, fala, pensamento e imaginação.

De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, realizado em 2022, cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito, mas o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. O brasileiro costuma ler cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê doze, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média. Assim, o “Cantinho da Leitura” busca aproximar o público deste hábito e do acesso às obras.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto tem a produção da Faço Arth, apoio da Komedi e com patrocínio da ONE e realizado pelo Ministério da Cultura, governo federal.

O “Cantinho da Leitura” acontecerá no dia 9 de outubro, às 9h, na Escola Estadual “Prof. Iturbides Bolivar de Almeida Serra”, localizada na avenida de Pinedo, 777, bairro Socorro.

No mesmo dia, às 14h, o projeto vai para a Escola Estadual “Deputado Aurélio Campos”, na rua Olímpio de Oliveira Chalegre, 137, bairro Vila da Paz.

Comente Aqui