DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Processo seletivo para curso gratuito de capacitação profissional em programação

O Instituto PROA, uma Organização Não Governamental (ONG) que cria oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, inicia mais um processo seletivo para curso de capacitação profissional gratuito em São Paulo.

Para essa edição serão disponibilizadas 150 vagas e o candidato deve ter entre 17 a 20 anos, estar cursando ou já ter concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública de ensino. As inscrições irão até o dia 11 de dezembro. Já são mais de 5,7 mil jovens formados, e oito a cada dez alunos dos formados em 2019 estão empregados.

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revela que a área de TI deve ter até o ano de 2024 cerca de 290 mil vagas em aberto, mas que o setor tem um grande desafio com relação a falta de mão-de-obra qualificada.

“O jovem formado neste projeto sairá apto a trabalhar com programação e, ao mesmo tempo, com as competências sociocomportamentais desenvolvidas de forma plena. Acreditamos que quanto mais cedo esse jovem tenha contato com habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, mais chances eles terão de serem bem-sucedidos profissionalmente, independentemente do que eles queiram fazer”, afirma Alini Dal’Magro, diretora do Instituto PROA.

O curso tem previsão para início em março de 2021, de forma presencial, mas toda estrutura está preparada e adaptada caso seja necessário a continuidade das aulas on-line, segundo o instituto. Ele é realizado no contraturno escolar, tem duração de seis meses e pode ser realizado no período da manhã, das 9h às 13h, ou à tarde, das 14h às 18h, na unidade do Senac Lapa Tito (Rua Tito, 54, bairro Vila Romana).

Os módulos do curso estão divididos em: núcleo técnico em desenvolvimento full stack (248 horas); núcleo comportamental, projeto de vida e comunicação (118 horas) e núcleo cultural e vivências (74 horas). Ao final do curso, os formados serão encaminhados para entrevistas em empresas parceiras do projeto e serão acompanhados pelo PROA por três anos.

A intenção do instituto é que os jovens saiam da capacitação já preparados para entrar no mercado de trabalho. Há 13 anos, o PROA vem capacitando jovens por meio da educação e do trabalho. Durante a trajetória no curso, o projeto estimula o desenvolvimento de habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, sempre respeitando a individualidade de cada aluno.

As inscrições estão abertas no site https://www.proa.org.br/p/aluno-proa .

Comente Aqui