DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Primeira Feira das Profissões recebe mais de 1,5 mil pessoas

Aconteceu no sábado, 21 de setembro, a 1ª Feira das Profissões do Instituto Social Nossa Senhora de Fátima, situado no bairro de Veleiros, distrito de Socorro. Seu objetivo foi atender os jovens que têm dúvidas sobre como funciona o mundo do trabalho, como se comportar, o que cada área realiza e várias curiosidades e informações para ajudar a conhecer o ambiente profissional.

“A ideia foi fazer uma escola aberta para que as pessoas também conhecessem o trabalho feito no instituto – oferece cursos profissionalizantes para adolescentes e jovens – e ainda prestar serviço à comunidade, com exames de vista, atendimento jurídico, simulação de entrevista, elaboração de currículo, emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para entrevistas e outros”, explica Teresa Barradas, coordenadora pedagógica da escola.

Para tanto, o instituto contou com a participação de 15 entidades e empresas parceiras na feira, além dos seus próprios alunos que recebiam o público nos stands. Segundo Teresa, cerca de 350 pessoas trabalharam na feira que recebeu mais de 1,5 mil visitantes. Entre os parceiros da iniciativa estava o vereador Ricardo Nunes, que disponibilizou uma ambulância para emergências.

Além dos vários stands tratando de diversas atividades (mecânica, elétrica, eletrônica, computação, inglês, contabilidade, panificação), o público contou com orientações, palestras, teste vocacional, sebo de livros e revistas, venda de produtos da padaria do instituto e de livros do frei Xavier Fornasiero, cuja arrecadação reverte para a escola.

Frei Xavier, 89 anos de idade, idealizou o Instituto Social Nossa Senhora de Fátima há 48 anos e é seu atual presidente. Já escreveu 17 livros, o último deles “O cotidiano, amanhã recomeço”, mas o que até hoje o emociona é “A vida de Cristo – Cristo ano 2000”. Os livros do frei podem ser adquiridos no próprio instituto. Sobre a boa presença de público na feira, frei Xavier acredita que isso seja “um reconhecimento do trabalho que estamos fazendo há 50 anos”.

Inscrições abertas

Aos interessados em conhecer e até estudar no Instituto Social, as próximas inscrições estarão abertas de 1º a 31 de outubro. Inicialmente, é preciso comparecer à escola para assistir uma palestra sobre seu funcionamento. O endereço é avenida coronel Octaviano de Freitas Costa, 463, bairro Veleiros, distrito de Socorro.

De acordo com a coordenadora Teresa, alguns cursos são gratuitos e outros tem uma contribuição mensal. “Explicamos isso porque a escola não recebe nenhuma ajuda governamental e precisa dessa contribuição para poder manter seus cursos. Eles são cursos técnicos com um ano de duração e certificados pela Secretaria de Estado da Educação”, destaca Teresa.

O Instituto Social mantém parcerias com empresas que dão oportunidade de trabalho para seus alunos. Cerca de 30% deles acabam indo trabalhar nessas empresas, conforme informação da coordenadora.

Ao lado de Teresa estava Leonardo Brito, especialista em educação financeira, que ministrou a palestra “Porque dinheiro dá em árvore”. “A ideia é fazer as pessoas pensarem o investimento de um modo diferente, de que se pode fazer o dinheiro multiplicar através dele”, explica Leonardo, em cujo site www.dinheirodaemarvore.com.br , ele trata do tema.

Comente Aqui