DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Por sua atuação, Conseg Grajaú é escolhido e homenageado

O secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, participou em maio passado, do aniversário de 38 anos dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s).

Durante a cerimônia que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do ex-presidente Michel Temer, um dos fundadores do órgão, dez Conseg’s foram homenageados dos cerca de 450 existentes no estado. Entre os homenageados estava o do Grajaú, da zona Sul paulistana, representado por seu presidente, Edson Iadocicco Pereira (1ª e 4ª FOTO).

De acordo com a Coordenadoria dos Conseg’s, o método de escolha dos conselhos homenageados foi apoio dos mesmos à comunidade, o trabalho desenvolvido, resolutividade e destaque na comunidade.

O secretário Derrite falou na ocasião sobre a importância dos Conseg’s para a área da Segurança Pública, destacando a sua atuação.

“Somente uma política pública que comprova sua eficácia sobrevive por 38 anos e o Conseg é um exemplo disso. Dentro do conceito de polícia comunitária, tão praticada pela Polícia Militar, o Conseg veio para ficar e auxilia nossas polícias a resolver diversos problemas e também a apresentar soluções com um diagnóstico real do que acontece dentro de cada territorialidade”, ressaltou o secretário, que também agradeceu a atuação do órgão.

Criado em 1985 pelo Decreto Estadual 23.455, o Conseg é composto por pessoas do mesmo bairro ou município, que se reúnem mensalmente para discutir, analisar e planejar soluções relacionadas a problemas comunitários de segurança. Cada um deles é composto pelo comandante de Polícia Militar e pelo delegado de Polícia Civil titular da área correspondente.

O órgão é ainda o responsável por desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de cooperação entre as várias lideranças locais. Atualmente, o coordenador estadual do Conseg é o coronel Temístocles Telmo Ferreira Araújo.

“Solidariedade, integração e participação são poderosas ferramentas para uma vida em sociedade”, disse o coronel, acrescentando que há 38 anos o estado de São Paulo reúne de forma voluntária, todo mês, para discutir soluções de segurança pública, mais de 10 mil pessoas. “Todas as regiões do estado tem pelo menos um Conseg, que tem uma função social, pois o morador local sabe onde os problemas acontecem, ele dá o diagnóstico real”, explicou.

Segundo a Coordenadoria, em todo o estado paulista são cerca de 450 Conseg’s. Destes, em torno de um quarto está na capital e 63 na região metropolitana de São Paulo.

Na atual gestão estadual foram implantadas duas novas políticas públicas voltadas aos Conseg’s. A primeira delas é o ‘Café com o Secretário”, ou seja, um encontro bimestral com o secretário de Segurança Pública para a inclusão e valorização dos Conseg’s.

Já a segunda, denominada Jornada da Cidadania, é uma live de doze séries que acontecem todas as quartas-feiras, às 9h30 e às 18h30, abordando a segurança de modo transversal com profissionais de várias áreas e temas diversos que podem impactar na segurança pública.

Colaboração: TV DIGITAL

Comente Aqui