DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Está no ar as plataformas digitais que divulgam a zona rural paulistana

No dia 16 de setembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio do Projeto Ligue os Pontos, colocou no ar as plataformas Sampa+Rural e SisRural, que reúnem iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável, além de assistência técnica aos produtores rurais do município de São Paulo.

De acordo com a SMDU, a ação é resultado de um trabalho da equipe do projeto Ligue os Pontos, que mapeou e coordenou a elaboração dos sistemas para aperfeiçoar a gestão da assistência técnica ao produtor rural, permitir seu reconhecimento e acesso a novos e melhores mercados, e ambientar em um único lugar todas as informações relacionadas às áreas rurais da cidade, turismo, meio ambiente e alimentação saudável.

A Sampa+Rural (http://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/) é uma plataforma online de acesso público e colaborativa para conectar os diversos atores relacionados à agricultura local sustentável e às zonas rurais paulistanas.

Além de quem produz nas zonas rurais, em hortas urbanas e aldeias Guarani, a Sampa+Rural reúne informações de quem comercializa (feiras, grupos de consumo responsável, entrega de orgânicos, comércios parceiros da produção local, restaurantes orgânicos etc.), facilitando a conexão entre eles e incentivando novos negócios.

A Sampa+Rural também traz outras informações para o público em geral, como os pontos de ecoturismo da cidade e iniciativas da sociedade civil e políticas públicas ligadas a esses territórios e temas.

O SisRural (http://sisrural.prefeitura.sp.gov.br/login)  é um sistema de gestão das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ambiental. Esse sistema de trabalho digital, acessível somente pelos técnicos da Prefeitura que acompanham e orientam os produtores rurais, possibilita a coleta e análise de dados sobre a produção rural da cidade em tempo real, se consolidando como ferramenta de planejamento.

A ideia é prestar um serviço de assistência técnica com mais qualidade a agricultores e disponibilizar uma base de dados com ferramentas que permitam a identificação, planejamento e realização de ações relacionadas com as políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável em São Paulo.

Comente Aqui