DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Jovens já podem se candidatar para o Conselho Estadual da Juventude

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, publicou edital de chamamento público para eleição de membros da sociedade civil junto ao Conselho Estadual da Juventude. A composição do conselho é destinada a jovens de 18 a 29 anos e a inscrição segue até 6 de outubro.

O órgão será composto por 24 membros, sendo 12 representantes da sociedade civil e 12 representantes de órgãos e entidades governamentais ligadas à juventude. O mandato será de dois anos. O conselho tem como principal objetivo dar voz à juventude paulista, aproximando-a da construção de políticas públicas no setor.

Os membros do Conselho Estadual da Juventude, representantes da sociedade civil, observarão a seguinte composição: oito membros, com idade entre 18 e 29 anos no momento da inscrição no processo eleitoral; dirigentes de entidades do terceiro setor que atuem preferencialmente nas áreas de educação e movimento estudantil; trabalho, emprego e geração de renda; esporte e lazer; saúde e qualidade de vida, meio ambiente, diversidade religiosa, racial, étnica, sexual e de gênero; deficiência e mobilidade reduzida; e cultura.

Quatro membros com idade entre 18 e 29 anos no momento da inscrição no processo eleitoral, representantes de movimentos ou organizações da juventude. Para cada conselheiro titular será eleito também um conselheiro suplente.

O chamamento público para composição do Conselho Estadual ficará aberto de 21 de setembro a 6 de outubro. As inscrições gratuitas são realizadas por meio de formulário de inscrição disponível em www.sdr.sp.gov.br/juventude/. No ato da inscrição o candidato deve juntar digitalmente os documentos detalhados no edital.

Encerradas as inscrições, a lista dos candidatos com número de inscrição será divulgada pela Comissão Eleitoral no site da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

A votação para escolha dos conselheiros(as) representantes da sociedade civil será realizada no dia 24 de outubro, no período das 10h às 17h, no site da SDR.

Serão considerados eleitores para o processo eleitoral do Conselho Estadual da Juventude todos os munícipes do estado de São Paulo, com idade igual ou superior a 16 anos e inferior a 30 anos.

As dúvidas relativas ao edital podem ser enviadas para o e-mail: juventude@sp.gov.br com o assunto: Processo Eletivo – Eleição CEJ.

Comente Aqui