DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Operação do Ipem-SP reprova 27% dos produtos hospitalares analisados

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e órgão delegado do Inmetro, realizou a Operação “Alô Doutor”, para avaliar se o conteúdo de produtos hospitalares e cirúrgicos são os mesmos indicados nas embalagens.

Foram fiscalizados itens como lençóis hospitalares descartáveis, água oxigenada, algodão, máscara cirúrgica, atadura, esparadrapo, gel antisséptico, compressa de gaze, álcool em gel, luva de vinil e toalhas de papel, dentre outros produtos encontrados em pontos de vendas especializados.

Ao todo foram verificados 33 produtos e encontradas irregularidades em 9 (27%). As avaliações aconteceram simultaneamente em cinco laboratórios do instituto, sediados nos municípios de Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e na capital paulista.

No laboratório da capital não foram encontradas irregularidades. Em Bauru, foram detectados erros em ataduras e compressa de gaze. Em Campinas, foi encontrado erro em compressa de gaze. Em Ribeirão Preto, foram detectados erros em compressa de gaze e luva de vinil. Em São Carlos, foram detectados erros em ataduras, compressa de gaze e compressa de campo operatório.

Em 2021, na mesma operação, foram verificados 23 produtos e encontradas irregularidades em 4 (17%).

Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP e, de acordo com lei federal, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Comente Aqui