DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

No Cetrasa, romaria lança programação de seu centenário

Em maio de 2020, a Romaria dos Cavaleiros do Senhor Bom Jesus de Pirapora de Santo Amaro comemorará cem anos de existência ininterrupta, e que começou em 1920, em Santo Amaro, com o jovem comerciante Cenerino Branco de Araújo, que liderou um pequeno grupo de amigos rumo à cidade de Pirapora do Bom Jesus, a fim de pagar uma promessa.

Com o objetivo de convidar os santamarenses para as festividades que acontecerão em maio do próximo ano, foi realizado na noite do sábado, 21 de setembro, o evento de “Lançamento da Programação Comemorativa do Centenário da Romaria”, na sede do Centro das Tradições de Santo Amaro (Cetrasa), no bairro Vila Cruzeiro.

Abrindo o evento, o Coral Rachel Peluso com a pianista Luiza Guerreiro, sob a regência da maestrina Silvia Luizada, apresentou vários e aplaudidos números musicais. Em seguida, a presidente Karina Grisiela da Silva Araújo, da Romaria dos Cavaleiros de Santo Amaro, apresentou e deu detalhes ao público sobre a programação do centenário, que será a seguinte:

09/05/2020, sábado, 11h, Grande Queima do Alho – Recanto dos Cavaleiros (rua Jacarandá, 360, Riviera Paulista – SP).

17/05/2020, domingo, 14h, Grande Quermesse de Santo Amaro – rua professor Alceu Maynard de Araújo, Vila Cruzeiro.

24/05/2020, domingo, Procissão à Pé à Catedral de Santo Amaro – largo Bonneville, 14h (Concentração); 14h30 (Inauguração do Marco de Saída da Romaria); 15h (Procissão à pé pela alameda Santo Amaro); 16h (Missa de Ação de Graças na Catedral de Santo Amaro).

30/05/2020, sexta para sábado à meia noite – Saída da 100ª Romaria – largo Bonneville.

Programação em Pirapora do Bom Jesus: 14h (Benção de chegada aos romeiros no Santuário); 14h30 (Descerramento da placa comemorativa); 18h30 (Concentração no Portal dos Romeiros); 19h (Procissão à pé ao Santuário de Bom Jesus); 19h30 (Missa Campal de Ação de Graças no Santuário); 21h (Inauguração do Marco de Chegada da Romaria); 21h15 (Queima de fogos); 21h30 (Inauguração da Mostra da Romaria no Centro Cultural); 22h (Festa de confraternização na praça do Coreto).

Após o anúncio da programação, foram feitas homenagens com entrega de placas ao vereador Zé Turin, pelo apoio que tem dado à Romaria de Santo Amaro, e a Cenerino de Araújo, homenagem póstuma recebida por sua filha Mercedes. Ao final da cerimônia, os presentes puderam se servir de uma tradicional canja tropeira.

Entrevista com a presidente

Em entrevista, a presidente Karina informou que a romaria hoje conta com cerca de 40 cavaleiros, público que caiu quando ela passou a ser noturna, mas todos cavaleiros com intenção religiosa e “esse é o nosso propósito”. Da romaria também participam ciclistas, pedestres e pessoas motorizadas.

A presidente informou também que, em 18 de outubro próximo, a partir das 19h, haverá uma peregrinação à pé à Pirapora do Bom Jesus, envolvendo as cinco romarias que hoje existem na região. O evento é aberto à população e antes haverá missa na Catedral de Santo Amaro com o padre Rogério.

Por fim, Karina disse que a verba angariada com a Quermesse de Santo Amaro, no dia 17 de maio de 2020, será usada na revitalização do Monumento dos Romeiros, situado em frente à Casa de Cultura de Santo Amaro. A ideia é realizar novas quermesses como essa e com o mesmo objetivo – revitalizar os monumentos santamarenses – nos anos seguintes.

Comente Aqui