DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Marco Zero de São Paulo completa 85 anos

O atual Marco Zero de São Paulo, localizado em frente à Catedral da Sé, completa 85 anos nesta quarta-feira (18). O monumento é a referência na marcação do início da numeração das ruas da cidade e das rodovias estaduais.

A estrutura hexagonal é o quarto marco zero de São Paulo. O primeiro ficava em frente à primeira igreja da Sé, próximo da atual Rua Venceslau Brás. O segundo era a torre da igreja da Sé e o terceiro, um monumento externo, que ficava em frente à mesma igreja.

Entretanto, com a chegada do século 20, a igreja da Sé foi demolida, assim como vários imóveis ao seu redor, para dar espaço à nova Catedral e a praça à sua frente. O monumento foi removido do local nesse contexto.

A ideia de refazer o monumento surgiu em 1921 e partiu do jornalista Américo R. Netto, que era membro da Associação Paulista de Boas Estradas. O jornalista chegou a pedir para o artista francês Jean Gabriel Villin realizar os desenhos e imaginar a estrutura da obra.

Apesar da pró-atividade do jornalista, o projeto só começaria a sair do papel em 1932, quando Touring Clube do Brasil, por meio de sua sede de São Paulo, pediu ajuda ao então prefeito Antonio Carlos Assumpção para consolidar a obra.

O marco, em forma de um prisma hexagonal revestido de mármore, foi instalado em frente à Catedral no dia 18 de setembro de 1934. A placa de bronze original do monumento, inclusive, foi uma doação do Touring Clube do Brasil.

A placa, que fica na parte superior do Marco Zero, exibe um mapa das estradas que partem de São Paulo com destino a outros estados. Em cada face do marco, figuras inscritas representam os locais de destino das rodovias:

  • o estado do Paraná é representado por uma araucária;
  • o estado de Mato Grosso é representado por roupas dos Bandeirantes;
  • a cidade de Santos é lembrada por um navio, representando a saída do café, maior riqueza do país no período;
  • o Rio de Janeiro é lembrado pelo Pão de Açúcar e suas bananeiras;
  • Minas Gerais é reconhecida pelos materiais de mineração profunda;
  • o estado de Goiás é lembrado por uma bateia, material de mineração de superfície.

No dia 22 janeiro deste ano, poucos dias antes do aniversário de São Paulo, o monumento foi reinstalado em frente à Catedral da Sé após ter sido derrubado por um caminhão dias antes.

Comente Aqui