DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Posto de coleta de lixo eletrônico em Santo Amaro

A população de Santo Amaro já conta com um ponto de coleta de aparelhos eletrônicos sem uso ou quebrados, da Coopermiti. Em colaboração com a Subprefeitura Santo Amaro (SPSA), a cooperativa especializada na reciclagem de lixo eletrônico recebe o material no ponto localizado na própria SPSA, situada na praça Floriano Peixoto.

De acordo com a Coopermiti, poucas pessoas sabem que televisores, rádios, monitores, celulares, mouses e outros aparelhos, precisam ser descartados em local específico. Muitas vezes, por falta dessa informação, todo lixo eletrônico é enviado diretamente para o lixo comum e acaba indo parar em aterros sanitários, “o pior destino para esses equipamentos porque passam a ser perigosos quando expostos ao sol e à chuva”, explicam os técnicos da cooperativa.

Segundo eles, na natureza o lixo eletrônico pode liberar substâncias tóxicas, como mercúrio, cobre, cádmio e, além disso, impedir que outros componentes sejam reaproveitados pela indústria na produção de novos dispositivos, diminuindo o impacto ambiental. A atitude pode colaborar com a diminuição do extrativismo, pois, de acordo com estimativa da Global Footprint Network – organização internacional que calcula os recursos naturais gastos pela população – o planeta atingiu ponto máximo de uso de recursos naturais que poderiam ser renovados sem ônus ao meio ambiente, em 2019.

O descarte de material na coleta da praça Floriano Peixoto é gratuito e a Coopermiti informa que conta com outros endereços de coleta espalhados pela cidade e que podem ser consultados no site –  http://coopermiti.com.br.

Comente Aqui