DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Lojistas dizem que varejo paulista está adequado às mudanças do Plano SP

De acordo com pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), com a participação das principais CDL’s do estado, cerca de 70% do varejo paulista está adequado para as mudanças do Plano São Paulo. Segundo a entidade, o índice está ligado à duração do plano, em vigor desde março de 2020.

“No ano passado, com o anúncio  das primeiras restrições e fechamento total do comércio, as lojas estavam despreparadas para o período, tanto para migrar para o ambiente digital quanto na abertura, seguindo os protocolos de segurança. Quando comparamos com 2020, apenas 55% das lojas relataram estarem preparadas para as medidas do Plano São Paulo e seguindo todas as normas sanitárias para o funcionamento”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff. 

Após um mês em fase de transição, os lojistas acreditam que, apesar de não se aplicar a todos os segmentos, as medidas são efetivas e auxiliam no funcionamento dos estabelecimentos. Já em comparação, cerca de 8 a cada 10 lojistas preferem a fase laranja à fase de transição.

Apesar dos relatos positivos, os lojistas afirmam que  o funcionamento das atividades econômicas até às 21 horas e permissão de 40% de ocupação nos estabelecimentos ainda não é o esperado para a retomada econômica.

Para a FCDLESP, o mês de junho apresentou bons índices de desempenho na primeira quinzena. Os resultados estão relacionados às vendas de Dia dos Namorados e devem contribuir para o equilíbrio semestral do setor.

Os varejistas ressaltam que o anúncio da antecipação da vacinação em todo o estado de São Paulo gera mais segurança no consumidor  e esperam, com boas expectativas, que o segundo semestre de 2021 seja de saldo positivo. 

“Somente a vacinação, o emprego e renda garantem a retomada consistente e contínua das vendas”, finaliza Stainoff.

Comente Aqui