DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Lives com Filpo Ribeiro e A Feira do Rolo também na Biblioteca Belmonte

Filpo Ribeiro e A Feira do Rolo é um grupo paulista que surgiu em 2014, por iniciativa do próprio Filpo Ribeiro, músico que dá continuidade à sua pesquisa sobre o instrumento musical ‘rabeca’, processo iniciado com o grupo Pé de Mulambo (2007-2014). Ao lado do músico e produtor, Marcos Alma (com quem produziu CD’s do Pé de Mulambo), forma o núcleo do novo trabalho.

Essa ‘Feira’ é complementada por Alisson Lima (percussão e coro) e Lipe Torre (percussão e coro). Eles estão juntos no projeto ‘Rabecada’, que será apresentado aos sábados e domingos, até março, ao vivo, no canal do grupo no YouTube https://www.youtube.com/c/FilpoRibeiroeaFeiradoRolo e pelo canal dos espaços onde os eventos irão acontecer.

A sonoridade do grupo explora os timbres de instrumentos como a rabeca, além da viola dinâmica de dez cordas, pífanos e marimbau, que são acompanhados por zabumba, triângulo e baixo. As composições são de Filpo e integrantes da Feira do Rolo.

Os arranjos se inspiram em gêneros que marcaram a formação musical de Filpo, sobretudo ritmos nordestinos, como o forró e o coco, o repertório das bandas de pífano, samba de roda e outros ligados à cultura caipira e caiçara do Sudeste, como o fandango caiçara, reiada (Folia de Reis), Romaria do Divino e lundus do norte mineiro.

Na cidade de São Paulo os eventos irão acontecer nos seguintes locais:

21/02 (domingo), 19h – Biblioteca Municipal Belmonte, em Santo Amaro;

06/03 (sábado), 20h – Fábrica de Cultura do Jaçanã;

07/03 (domingo), 19h – Fábrica de Cultura de Diadema.

Comente Aqui