DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Até dia 18, Prefeitura contrata mulheres para trabalhar em escolas municipais

Em 16 de fevereiro, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e as secretarias municipais da Saúde e da Educação, abriu as inscrições para o Programa Operação Trabalho – POT Volta às Aulas, destinado à inserção de mulheres no mercado de trabalho e ao reforço da aplicação dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas escolas municipais.

As inscrições serão feitas nas escolas da região onde as candidatas moram pelas Diretorias Regionais de Ensino (DRE’s). O prazo para se inscrever termina na quinta-feira, 18 de fevereiro, às 17h.

O POT Volta às Aulas oferece ao todo 4.590 vagas distribuídas nas unidades das 13 DRE’s da capital paulista. Prioritariamente, o programa admitirá mães de alunos de escolas públicas municipais ou mulheres que morem nas comunidades onde elas estão situadas, com idades entre 18 e 50 anos.

As selecionadas receberão o valor de R$ 1.155,00 mensais para uma carga de trabalho de 30 horas semanais, divididas em 6 horas por dia. O contrato de trabalho terá duração de seis meses, de fevereiro a julho de 2021.

No total, serão aplicados R﹩ 31,8 milhões no projeto. Cada uma das unidades da rede municipal de ensino deverá manter três mulheres selecionadas para o projeto.

A Prefeitura explica que as selecionadas serão responsáveis pelo monitoramento do cumprimento das normas de distanciamento social, uso correto da máscara e do álcool gel, apoio às boas práticas de higienização e segurança, como aferição de temperatura, higienização de equipamentos escolares e ambientes de uso coletivo.

Para se candidatar, é necessário cumprir os critérios do POT, como estar desempregadas há mais de quatro meses e não estar recebendo seguro-desemprego, morar na capital paulista, ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família, estar com a situação cadastral do CPF regular junto à Receita Federal e entregar autodeclaração de inexistência de doenças preexistentes e não pertencer aos grupos de risco da Covid-19.

A triagem das candidatas será feita pelos técnicos do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. As candidatas serão convocadas em horário marcado nos postos do Cate para entregar os documentos de comprovação dos critérios de contratação, como RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Curso de capacitação

As mulheres selecionadas serão capacitadas por meio de um curso on-line para atuar na função. A capacitação será feita pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti.

Durante o período de permanência no POT Volta às Aulas, as participantes deverão cumprir também 24 horas mensais de qualificação profissional no Portal do Cate (cate.prefeitura.sp.gov.br).

Comente Aqui