DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Ipem-SP alerta: neocubes são um perigo às crianças

Após identificar relatos de acidentes graves com crianças circulando nas redes sociais, o Inmetro decidiu fazer um sério alerta a pais e responsáveis sobre os perigos do NEOCUBES, produto que é vendido no comércio eletrônico, equivocadamente como brinquedo.

“O produto está fora do escopo da Portaria Inmetro (302/2021) e, portanto, não se enquadra como brinquedo. Não só os imãs podem ser soltos, como os produtos possuem partes pequenas e perigosas, sob o risco de ingestão. Daí, um alerta especial a pais e responsáveis, para que não permitam o uso por crianças, principalmente sem supervisão”, alerta o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Conhecidas também como Bucky Balls, Neo Balls ou Cubo Magnético, as ‘bolinhas de imãs coloridas anti-stress’ são negociadas em market places como brinquedos, sem que sejam regulamentadas pelo Inmetro.

Ao contrário dos artigos infantis, que devem ter compulsoriamente o selo de identificação da conformidade e a indicação de faixa etária na embalagem, esses produtos não passam por qualquer controle de segurança para uso por crianças.

Os neocubes são compostos por pequenas esferas coloridas de ímãs de neodímio de, aproximadamente, 5 mm, que juntas formam cubos, dados e outros formatos, com indicação para uso terapêutico. Apesar disso, são comercializados muitas vezes em seções destinadas a brinquedos, trazendo riscos às crianças, que podem engolir ou inalar os componentes, que são pequenos e têm alta força magnética.

“Na Europa, EUA e Austrália o produto passou por diversos recalls, pois essas bolinhas tem alto poder magnético. Quando engolidas podem grudar no intestino, podendo causar obstrução, infecção, perfuração e a morte”, completou Márcio.

Diante disso, o Inmetro informa que notificou os comércios eletrônicos, com o objetivo de coibir a comercialização destes produtos e similares com menção a ‘um produto infantil’ e que vai intensificar ações de vigilância sobre a venda de produtos e similares no comércio eletrônico.

Comente Aqui