DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

LBV intensifica programa que auxilia mulheres em situação de violência

Há 40 anos, a cearense Maria da Penha Fernandes foi vítima da violência doméstica. Com muita força e coragem na luta por seus direitos, ela mudou o próprio destino e, com seu exemplo, o de milhares de outras mulheres, amparadas pela lei que leva seu nome.

Entretanto, a cada duas horas uma mulher perde sua vida no país, segundo a Pesquisa Atlas da Violência 2022 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Embora tenhamos avanços no enfrentamento, os dados que vem sendo divulgados ano a ano são alarmantes.

Hoje, a Lei 11.340/06 é referência internacional no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a data é um marco na luta pelos direitos femininos e uma grande conquista para as brasileiras.

ENTENDER PARA RECOMEÇAR

Saber dos seus direitos é um ponto crucial nessa luta. Dona Maria, 72 anos, atendida pela Legião da Boa Vontade (LBV), foi casada por anos e também sofreu silenciosamente em seu lar enquanto zelava por seus três filhos.

Na época não existia uma lei para ajudá-la e muito menos sabia o que estava acontecendo. “Quando vim pra São Paulo, meu marido me batia muito. Depois ele foi embora e não deixou nada, tive que comer do lixão porque ele não me deixava trabalhar. O único jeito que tive foi catar as coisas até o emprego aparecer”, relata a idosa.

Atualmente, dona Maria participa do “Vida Plena”, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que contribui para o envelhecimento saudável e para a garantia dos direitos das pessoas na terceira idade.

Segundo Joslaine Santos, assistente social do Centro Comunitário da LBV em São Paulo, em cada oficina na Legião, dona Maria foi se abrindo, sempre bem-humorada, e aprendendo a identificar seus direitos, “o que a ajudou a entender e ressignificar sua história”.

É nesse sentido que a instituição promove a campanha “MULHER — DIREITOS E AÇÃO”, em favor do empoderamento feminino. Um exemplo é o programa “Ser Mulher”, iniciativa que oferece atendimento psicológico on-line e cem por cento gratuito a meninas (a partir dos 12 anos) e mulheres de todo o Brasil, com o intuito de apoiá-las no enfrentamento e no rompimento dos ciclos de violência.

Para participar é só entrar em contato pelo TELEFONE (11) 9.9996-6557 por WhatsApp ou ligação. Para informações sobre o programa “Ser Mulher”, acessar WWW.LBV.ORG/PROGRAMA-SER-MULHER.

Comente Aqui