DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Instituto Hera ArtemiSul faz a abertura do Outubro Rosa na região

O Instituto Hera ArtemiSul promoveu a 3ª edição do evento de abertura da campanha do Outubro Rosa no extremo Sul da cidade de São Paulo, denominado “Amigas do Peito”. Ele aconteceu na praça deputada Ivete Vargas, bairro Parque das Árvores, no distrito de Cidade Dutra, e contou com diversas atrações musicais, ações de saúde, artesanato e uma manifestação em prol da instalação da 10ª Delegacia de Defesa da Mulher (10ª DDM) na região.

O objetivo do evento é conscientizar e mobilizar a opinião pública em torno do grave problema do câncer de mama, com ênfase para a prevenção e o enfrentamento dos casos, bem como colher informações acerca da demanda e estrutura existente hoje no município para o seu atendimento.

“Vamos nos conscientizar, nos fortalecer e lutar para que isso não aconteça com a gente e com nenhuma de nós. É também por isso que o instituto existe e por isso que precisamos da Delegacia da Mulher na região, e não a temos”, disse a presidente do Hera ArtemiSul, Lucia Brugnera, ao apresentar Silvana para o público. Silvana foi vítima de agressão doméstica e mesmo ainda muito machucada e sem poder falar, quis ir e participar do evento. Ela receberá atendimento do instituto e do programa “Guardiã Maria da Penha” da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que trata de mulheres vítimas de violência.

Também presente no “Amigas do Peito”, a inspetora Elza, comandante geral da GCM, acompanhada da inspetora Cecília, referindo-se ao ocorrido com Silvana, afirmou que “nós podemos quebrar esse vínculo de dor e não ficar esperando que o poder público possa fiscalizar dia e noite. Também somos responsáveis e precisamos fortalecer a rede para acabar com esse tipo de violência”.

Muita atividade

Conduzido por Célia Pulino, o evento teve a abertura oficial feita pela Banda da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, regida pelo sub-inspetor Johnny. Estiveram prestigiando o encontro os vereadores Ricardo Nunes e Rodrigo Goulart, aos quais a presidente Lucia agradeceu a importante colaboração que ambos deram para a realização do “Amigas do Peito”, “sem o que ele não teria sido possível”, acrescentou a presidente.

Por seu lado, o vereador Ricardo Nunes entregou à Lucia um certificado com voto de júbilo e congratulações da Câmara Municipal de São Paulo ao Instituto Hera ArtemiSul, por sua atuação na região. Ricardo elogiou a ação voluntária de grupos da sociedade civil, como o ArtemiSul.

Em seguida, o vereador Rodrigo Goulart falou do trabalho realizado na Câmara, por ele e por Ricardo, que, embora adversários políticos, “estamos unidos para trazer benefícios para o extremo Sul da cidade”.

Depois foi a vez dos grupos Bem Estar Dance, com a professora Telma, e Afromix, com a professora Íris, colocarem o público para se exercitar e dançar. Os roqueiros da banda D’Macks se apresentaram no início da tarde, continuando as atrações musicais até o final do dia.

Também houve coleta de mechas de cabelos para o projeto Fios de Berenice, do Instituto Hera ArtemiSul, situado na rua Arthur Alvim, 263, em Interlagos, onde são ministrados cursos de confecção de próteses capilares personalizadas, cujas perucas são doadas para mulheres e crianças em tratamento contra o câncer, além de pacientes com alopecia e vítimas de escalpelamento. Também foram doados lenços de cabeça para mulheres que passam por tratamento quimioterápico.

Ao lado da coordenadora Josi Arruda, do Centro de Cidadania da Mulher da Capela do Socorro, a psicóloga Janaína Gomes da Silva, voluntária no Hera ArtemiSul, participava pela segunda vez do evento. “Meu trabalho é acolher, orientar e conversar com mulheres, sejam elas vítimas de violência doméstica ou não”, explicou Janaína.

Colaboração: Juliana Lopes

Comente Aqui