DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Iniciadas as obras do Parque Bruno Covas na sede do Pomar Urbano

Na manhã de 13 de junho, o governador João Doria, ao lado do prefeito Ricardo Nunes, deu início às obras do Parque Bruno Covas – Novo Rio Pinheiros.

Nesta etapa está contemplado um trecho de 8,2 quilômetros entre a sede do Pomar Urbano, situado na avenida Guido Caloi, 544, na Marginal Pinheiros, região do Jardim São Luiz, e a ponte Cidade Jardim, na margem oeste do canal. Na ocasião também foi assinado o contrato para a revitalização do segundo trecho, de 8,9 quilômetros, entre as pontes Cidade Jardim e a área de Retiro da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos|), nas proximidades da ponte do Jaguaré.

“No Parque Bruno Covas teremos várias estações de ginástica, de uma convivência daquilo que o Bruno gostava, da natureza com exercício. É uma homenagem justa, correta e adequada para o perfil daquilo que o Bruno representou ao longo da sua existência”, disse Doria.

Também o prefeito Ricardo Nunes lembrou a preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas, que era uma característica marcante na personalidade e nas ações de Bruno Covas. Nunes destacou ainda os benefícios que as obras trarão para o lazer, a saúde e o entretenimento da população, em especial, da região Sul.

Também estiveram presentes o secretário estadual Marcos Penido (Infraestrutura) e o secretário municipal Eduardo Castro (Verde e Meio Ambiente), o deputado estadual Adalberto Freitas (PSL) e seu assessor Leandro Freitas, e ainda os vereadores Rodrigo Goulart (PSD) e Marcelo Messias (MDB) com seu chefe de gabinete, Pedro José da Silva.

Durante o evento aconteceram alguns momentos de desrespeito às normas sanitárias de combate à pandemia da Covid-19, com as pessoas, embora com máscaras, se aglomerando diante do palco onde as autoridades discursavam.

Segundo o governo, no Parque Bruno Covas serão implantadas pistas de skate e de caminhada; locais para esportes, lazer e cultura; criação de novas áreas verdes e manutenção dos plantios existentes; áreas de descanso e alimentação; facilidades e serviços voltados aos ciclistas; banheiros; assistência de primeiros-socorros; conexão intermodal com as ciclovias e com as estações de ônibus, Metrô e CPTM, entre outros.

“A volta da população às margens do rio Pinheiros ocorrerá em função de um grande investimento em saneamento básico, que propiciará a melhora da qualidade da água e também a recuperação ambiental e paisagística”, destacou o secretário Marcos Penido.

No total, o investimento privado será de 58 milhões de reais e ocorrerá ao longo dos próximos cinco anos. A revitalização será realizada pelos consórcios Parque Linear Novo Rio Pinheiros no trecho 1 e Parque Novo Rio Pinheiros no trecho 2, selecionados por meio de chamamento público, informou o governo.

Programa de despoluição do rio Pinheiros

De acordo com o Estado, a despoluição do rio Pinheiros está em andamento e mais de 51% das ações de coleta e tratamento de esgoto já foram concluídas, beneficiando mais de 800 mil pessoas na bacia do Pinheiros com saneamento básico.

Paralelamente estão em andamento ações de desassoreamento, que já retiraram o equivalente a 16 mil caminhões de sedimentos, remoção de lixo – até agora 35.221 toneladas – e medidas para revitalização das margens, além da concessão da Usina SP que também será um novo espaço de lazer.

Comente Aqui