DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Eventos públicos alertam para o alcoolismo na gravidez

Os riscos do consumo de álcool durante a gravidez serão objetos dos trabalhos do Fórum de Saúde SAF – Síndrome Alcoólica Fetal – a ser realizado no dia 18 DE OUTUBRO, em evento na Câmara Municipal de São Paulo.

Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), globalmente a prevalência de consumo de álcool durante a gravidez entre a população em geral é de 9,8%. Nas Américas, esse número é de 11,2%.

Para trabalhar a conscientização sobre os riscos do consumo de álcool durante a gravidez e marcar a data da Síndrome Alcoólica Fetal, ocorrida no mês de setembro, várias atividades serão desenvolvidas na capital paulista.

Na terça-feira, 10 DE OUTUBRO, as entidades envolvidas farão uma ação de conscientização no TERMINAL SANTO AMARO, por onde circulam diariamente cerca de 100 mil pessoas. O terminal receberá material visual, haverá distribuição de material impresso, entrega de pulseiras “#Gravidez sem Álcool”, apresentação de artistas circenses, faixas que divulgam o mote da campanha gravidez sem álcool e também a distribuição de cartazes em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Os trabalhos serão desenvolvidos na parte da manhã, a partir das 7 HORAS, quando o terminal registra grande circulação.

No dia 11 DE OUTUBRO, quarta-feira, das 10 ÀS 14 HORAS, a ação da campanha será feita no CALÇADÃO DE SANTO AMAROCartaz A3 – Unid Saúde-7, em frente à praça Floriano Peixoto e à Subprefeitura Santo Amaro, com tenda de distribuição de flyers, pulseiras e banners. Os comerciantes da região que trabalham com produtos infantis serão contatados pelas equipes.

“As famílias e principalmente as grávidas que circularem nos dias da campanha na região de Santo Amaro serão presenteadas com as pulseiras #gravidezsemalcool, flores e folhetos informativos. Vamos todos passarmos a ser multiplicadores de conhecimentos, de informações, exemplos e referências sobre os cuidados durante a gravidez. Falar, compartilhar e alertar as mulheres. Porque não existe dose segura para o consumo de álcool durante a gestação”, ressalta Thamyris Nagell, subprefeita de Santo Amaro.

Por iniciativa da vereadora Janaína Lima, autora do PL 503/2023 que dispõe sobre a prevenção à SAF no município de São Paulo e do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP), a Câmara Municipal promove no dia 18 DE OUTUBRO, das 19 ÀS 21 HORAS, evento no Salão Prestes Maia, que abordará “SAF o que é? E como prevenir?”, com a presença de especialistas, convidados e público interessado no tema.

Além do OMP e da vereadora Janaína Lima, o fórum conta com o apoio da Subprefeitura Santo Amaro, da Secretaria Municipal da Saúde, da Associação Médica Brasileira, da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Sociedade de Pediatria de São Paulo, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, da Rede Nacional Primeira Infância, do Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde, do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool e das Famílias SAF – Brasil.

Comente Aqui