DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Esclarecimentos da Secretaria da Saúde sobre a infestação de ratos em Casa Grande

Recebemos nota da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre o problema da infestação de ratos nas proximidades do córrego existente na altura do número 1.960 da avenida Sadamu Inoue, bairro Casa Grande, na região de Parelheiros. Segundo moradores, os animais estariam invadindo casas e estabelecimentos comerciais, causando sérios problemas e muita preocupação em relação à transmissão de doenças.

Anteriormente, o “Notícias” havia publicado matéria sobre este córrego, em que tratava dos constantes alagamentos que ali acontecem – já há décadas – e que causam grandes transtornos a moradores, comerciantes e ao trânsito da região. Na ocasião, a Subprefeitura Parelheiros informou que deverá realizar obras e ações de zeladoria no local, e que aguardava a liberação de verbas para os serviços.

Quanto ao problema da infestação de ratos, surgido após a matéria, informamos a SMS, que agora nos respondeu o seguinte:

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclarece que a equipe de desratização da Vigilância Ambiental da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) de Parelheiros esteve na altura do número 1.960 da avenida Sadamu Inoue, em Parelheiros, onde foi realizada uma ação que tratou de quatro tocas de rato e quatro bueiros, nas proximidades.

Nos próximos meses serão realizadas mais três intervenções para verificar se há necessidade de reposição do produto para o tratamento das tocas. Depois disso, o produto será retirado e o tratamento finalizado.

A pasta informa que o local é área de constantes transbordamentos e enchentes. Ainda assim, não foi identificada a presença de entulho ou matéria orgânica (alimento).

Por meio da Subprefeitura Parelheiros, a Prefeitura informa que a limpeza do córrego citado é realizada de 15 dias a 3 meses, de acordo com a época do ano ou necessidade de limpeza. A última foi feita em 26 de julho. Equipe da Subprefeitura irá verificar o local para avaliar a necessidade de realizar a próxima intervenção de limpeza.

Vale ressaltar que a SMSUB (Secretaria Municipal das Subprefeituras) realiza serviços de zeladoria durante o ano todo, em ações de prevenção para o período de chuva, com reformas de galerias, bocas de lobo e postos de visitas e limpeza de córregos, piscinões, galerias e bocas de lobo.

Na região, de janeiro a julho de 2021, foram retiradas cerca de 143 toneladas de detritos nos córregos em 141.645 metros de extensão. Também foram reformados 605 poços de visita e bocas de lobo, inclusive com troca de tampas.

Em relação à microdrenagem, foram retirados 213 metros cúbicos de detritos em galerias e ramais. Também foram podadas 2.643 árvores e em corte de mato e grama, foram 3.113.165 metros quadrados”.

Assina, a Assessoria de Imprensa – Secom

Comente Aqui