DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Erros no peso de produtos para ceias de final de ano, aponta Ipem-SP

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do governo do Estado que tem como objetivo a proteção para o consumo e a vigilância de mercado, realizou no período de 27 de novembro a 5 de dezembro, a operação “Pente Fino”, que avaliou o peso dos produtos destinados à ceia de final de ano, em supermercados e padarias de pequeno, médio e grande porte na capital e nas cidades de Campo Limpo Paulista, Jarinu, Limeira, Rio Claro, São José dos Campos, São Roque, Sorocaba, Sumaré e Taubaté.

No estado, a operação “Pente Fino” avaliou 220 produtos (aves e carnes típicas das ceias de fim de ano, como peru, chester, codorna, tender, presunto, pernil, lombo, pescados e carnes em geral, além de cereais, pães, panetones, bolos, frutas in natura e secas), dos quais 30 (14%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem.

A tabela com as irregularidades está em: HTTPS://WWW.IPEM.SP.GOV.BR/IMAGES/PDF/IPEMSPOPPENTEFINO2023.PDF

As empresas autuadas pelo Ipem-SP tem dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com lei federal, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Em 2022, durante a mesma operação, foram analisados 607 produtos, dos quais 37 (6%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem.

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis e eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro. Para o download do guia acesse HTTPS://WWW.IPEM.SP.GOV.BR/IMAGES/PUBLICACOES/G_CONSUMO/G_CONSUMO.PDF .

 

Comente Aqui