DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

No Dia do Palhaço, Sesc Interlagos apresenta ‘Fuzuás!’

Comemorado nacionalmente em 10 de dezembro, o Dia do Palhaço surgiu no Brasil na década de 1980, com o objetivo de trazer visibilidade para este que é o principal representante da arte de fazer rir.

Geralmente caracterizados pelos sapatos grandes, roupas largas, coloridas ou estampadas, maquiagem forte e pelo tradicional nariz vermelho, eles são personagens que nascem para entreter e, ao mesmo tempo, ganham passe livre para questionar a ordem social através do riso.

Em comemoração à data, no DOMINGO, 10 DE DEZEMBRO, das 14H ÀS 15H, em apresentação única, o Sesc Interlagos traz o espetáculo “Fuzuás!”, que embora tenha linguagem circense, foge de alguns estereótipos do gênero.

Conduzidas pela figura cômica afrodiaspórica Mateus, junto às palhaças Bandeira, Xamanga, Jurupoca e a malabarista Pipa Luke, além das musicistas Gi Paixão e Luana Pereirinha, elas realizam uma grande folia com as habilidades circenses e populares que cada uma carrega em seu repertório.

O nome Fuzuá é uma mistura de “Fuzuê”, que remete à alegria, bagunça e à festa, e Fuá, que durante muito tempo foi usada de forma pejorativa para falar sobre cabelos crespos. A ideia do nome é justamente fundir as palavras para ressignificar e associar os termos à estética, ao orgulho e à alegria.

Cibele Mateus, diretora e também atriz no espetáculo, tem se dedicado a interpretar o personagem Mateus, figura cômica presente em festas tradicionais como o Cavalo Marinho, brincadeira centenária da Zona da Mata, norte de Pernambuco.

Para o Sesc,  a atividade contribui de forma positiva para a reflexão sobre negritudes e  linguagens circenses, ao apresentar para o público a arte do riso através de uma perspectiva afrocentrada.

O espetáculo dura cerca de uma hora, tem entrada GRATUITA e classificação LIVRE. No elenco estão Cibele Mateus, Odília Nunes (Bandeira), Lilyan Teles (Xamanga), Jussara Santos (Jurupoca) e Pipa Luke (malabarista).

O Sesc Interlagos fica na AVENIDA MANUEL ALVES SOARES, 1100, bairro PARQUE COLONIAL, no distrito de Grajaú. Informações: HTTPS://WWW.SESCSP.ORG.BR/UNIDADES/INTERLAGOS/ .

 

Foto:  FERNANDO SOLEDADE

Comente Aqui