DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Em São Paulo, Operação Especial para o Dia de Finados

Com a proximidade do Dia de Finados (2 de novembro), a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula), responsável pela regulação e fiscalização dos contratos de concessão dos serviços funerários e cemiteriais na cidade, mobilizou as quatro concessionárias responsáveis pela gestão dos 22 cemitérios e diversas secretarias para garantir conforto aos munícipes neste dia.

Dessa forma, além dos serviços de manutenção e conservação que já estão sendo executados nas áreas internas dos cemitérios, pelas concessionárias dos serviços funerários e cemiteriais, a SP Regula informa que está acontecendo a “Operação Finados”, abrangendo não somente as 22 necrópoles municipais, mas também todas as vias e acessos dos seus entornos, e seguirá até o dia 2 de novembro.

A força-tarefa, de iniciativa e sob coordenação da SP Regula, envolve as secretarias municipais das Subprefeituras, de Mobilidade e Trânsito, da Saúde e de Segurança Urbana, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Polícia Militar, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Corpo de Bombeiros.

As subprefeituras estão apoiando a operação com a limpeza da área externa das calçadas e entorno dos cemitérios, reparos nas pavimentações, calçamentos, guias, sarjetas e demais serviços pertinentes, com vistas a receber os munícipes.

A SP Regula informa ainda que Secretaria de Segurança Urbana e a Polícia Militar buscarão coibir a ação de flanelinhas e quaisquer outros atos ilícitos. Já a Sabesp está comprometida para que não haja interferências no abastecimento de água e, em casos emergenciais, fornecerá caminhões pipa com água de reuso, para utilização em limpeza, bem como instalará tendas para a distribuição de água potável para as famílias.

Ao Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Saúde foi solicitado apoio aos equipamentos de grande movimento, como os cemitérios São Pedro, Itaquera e São Luiz.

De acordo com a Agência Reguladora, o transporte público no dia 2 de novembro será reforçado, com a SPTrans (São Paulo Transportes) intensificando a frota circular de 263 linhas para facilitar o acesso dos paulistanos aos cemitérios da capital. As linhas do sistema que atendem aos cemitérios da cidade terão placa indicativa, no parabrisa, dos cemitérios atendidos. Além do reforço na frota, haverá a implantação de serviço especial para atendimento ao Cemitério de Vila Formosa (Linha 233F-10 / Term. A. E. Carvalho – Term. Vila Carrão).

A CET está mobilizada para monitorar o trânsito nas imediações dos principais cemitérios de São Paulo, orientar e auxiliar os pedestres. Além disso, caso seja necessário, haverá bloqueios em vias secundárias e alterações parciais de sentido de circulação.

A operação conta ainda com a colaboração e apoio do Conselho Tutelar para coibir e orientar as famílias contra o incentivo ao trabalho infantil.

Sobre as concessionárias, a SP Regula afirma que elas vem reforçando os trabalhos de zeladoria, manutenção, conservação e inaugurando novos espaços nos cemitérios. Prestes a completar oito meses de serviços concedidos, algumas concessionárias prepararam algumas ações para a data, como reforço de suas equipes de segurança interna, serviços administrativos, serviços cemiteriais, de manutenção e de limpeza.

Elas informam que serão instalados banheiros químicos, tendas para recadastramento de jazigos, tendas médicas para atendimento à saúde e aferição de pressão, tenda para atendimento e flores. Para auxiliar no transporte interno de pessoas que tenham dificuldade de locomoção, algumas unidades disponibilizarão carros elétricos.

O funcionamento dos cemitérios será das 7H ÀS 18H.

Comente Aqui