DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Divulgadas as regras da aplicação do Provão Paulista

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou no Diário Oficial do Estado os detalhes e regras da aplicação do Provão Paulista Seriado, avaliação que permitirá ingresso direto nas universidades estaduais paulistas para 2024. Para alunos que estão na 3ª série do Ensino Médio, o exame será realizado em duas datas, nos dias 28 E 29 DE NOVEMBRO.

Todos os estudantes da rede estadual de ensino estão inscritos automaticamente no Provão Paulista, assim como os alunos das escolas técnicas estaduais (Etec’s) e escolas de aplicação da USP, Unesp e Unicamp.

A publicação da Secretaria da Educação também trata sobre a divisão do total de vagas por curso em cada uma das instituições parceiras: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e as Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatec’s).

No total serão 15.369 vagas, distribuídas em 1.500 para a USP; 934 para a Unesp; 325 para a Unicamp; 2.620 vagas para a Univesp; e 10.000 vagas para as Fatec’s. Entre os cursos mais procurados em vestibulares do país, estão 558 vagas para as diversas áreas da Engenharia, 89 vagas para Direito, 67 para Medicina e 33 para Psicologia.

Os alunos terão a partir de 1º de novembro para definir as opções de cursos que desejam frequentar no ano que vem. O site para a escolha será disponibilizado pela Seduc-SP, em parceria com as instituições. As provas serão aplicadas pela Fundação Vunesp.

Apesar de facilitar o ingresso nas universidades paulistas, o Provão Paulista Seriado não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem das seleções das quatro universidades, como a Fuvest e das Fatec’s.

Para estudantes que estão na 3ª série do Ensino Médio, a prova será impressa e composta por questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias no primeiro dia (28), e questões de múltipla escolha para matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais, além de redação, no segundo dia (29).

Comente Aqui