DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Decreto aumenta perímetro atendido pelo transporte escolar

Decreto assinado pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário Fernando Padula (Educação) aumentou o perímetro de atendimento do Transporte Escolar Gratuito (TEG) para até 1,5 quilômetro da escola em que está matriculado o aluno. Atualmente são atendidos os alunos cuja distância de casa à escola é de dois quilômetros.
A medida valerá a partir do ano letivo de 2023 e o investimento com a alteração será de R$ 4,9 milhões por mês, segundo a Prefeitura.
Com esta ampliação, os alunos que moram a partir de 1,5 quilômetro da escola em que estudam passarão a ter direito ao TEG. Ao aumentar o perímetro de atendimento em 500 metros, a Prefeitura passará a atender, a partir de 2023, mais 22 mil estudantes, saltando de 29 mil para 51 mil alunos transportados – aumento de 75%.
A Prefeitura informa que, no total, hoje o TEG atende mais de 81 mil estudantes de 0 a 12 anos. Destes, 29 mil moram, no mínimo, a dois quilômetros da escola. O restante são alunos com deficiência, doenças crônicas em que há indicação médica de necessidade de transporte escolar e os que têm barreira física no meio trajeto.
Com o novo decreto, o transporte escolar atenderá na totalidade 103 mil crianças de 0 a 12 anos, sendo que ele é feito tanto para as aulas regulares quanto para as atividades oferecidas no contraturno escolar.
A distância entre a casa e a escola do aluno é calculada automaticamente pelo sistema Escola Online (EOL), por isso, a partir do ano que vem, os estudantes que fizerem a rematrícula ou matrícula na Rede Municipal e estiverem dentro da regra do programa, serão informados pela escola.
Para atender a nova demanda, a Prefeitura informa que vai abrir o credenciamento de novos veículos e sua expectativa é de contratar outros mil veículos para fazer o transporte. Hoje já são 2.975 carros cadastrados no programa TEG.

Comente Aqui