DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Como usar ventilador, ar condicionado e economizar energia

O uso em muitas residências, empresas privadas e públicas de ventiladores ou de aparelhos de ar condicionado para tentar amenizar a temperatura precisa ser monitorado para não pesar na conta de energia elétrica.

Nesse sentido, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, orienta consumidores com dicas que podem representar a redução do consumo de energia elétrica.

Para ajudar no consumo racional de energia no país, o Inmetro criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética, auxiliando o consumidor a fazer uma compra mais consciente.

Produtos classificados com a letra A são os mais eficientes. Dependendo do eletrodoméstico, essa classificação pode chegar a G para os menos eficientes, como é o caso dos refrigeradores.

Segundo o Ipem-SP, considerar informações das etiquetas do Inmetro nos eletrodomésticos é muito importante, mas mudanças sutis de hábito também podem evitar desperdícios e melhorar os gastos com energia elétrica.

Sobre o ar condicionado:
– Antes de comprar calcule o efeito na economia de energia elétrica;
– Multiplique a energia consumida pelo aparelho em kWh (kilowatts hora) pela tarifa de energia praticada em cada localidade. Por exemplo, na capital paulista, a média da tarifa residencial está em R$ 0,65 por kWh. Assim, se o ar condicionado consome, por exemplo, 600 Kwh por ano, o gasto anual será 600 x 0,65, que resultará em R$ 390 por ano;
– Na dúvida entre dois modelos, compare o consumo de ambos e dê preferência ao que consome menos energia;
– Evite o abre e fecha de portas dos ambientes refrigerados;
– Feche as janelas e isole bem o ambiente para que o ar frio não escape;
– Cortina e toldos diminuem a incidência do calor do sol no ambiente, o que também contribui para o isolamento térmico do ambiente.
– Não acredite no mito de que ao configurar o aparelho de ar condicionado para 17ºC ele vai gelar o ambiente mais rapidamente. A velocidade de refrigeração será a mesma, com a diferença que o compressor do seu aparelho trabalhará mais até atingir a temperatura de 17ºC. O Inmetro recomenda manter a temperatura em 23ºC que, em geral, é o melhor trabalho do ar condicionado.

Sobre os ventiladores:
– Leia as instruções da embalagem e do manual de instruções. Se não compreendeu alguma instrução, ligue para o SAC do fabricante;
– Não deixe o aparelho ligado sem necessidade. Ao sair do ambiente, desligue o ventilador / circulador;
– Cuidado e atenção ao mover o ventilador / circulador. Desligue primeiro e aguarde a hélice parar de funcionar. Coloque-o em posição que deve ser plana para que o aparelho esteja estável.

Os condicionadores de ar e ventiladores comercializados no país possuem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) com a marca do Inmetro, que indica o consumo e uma nota de comparação com outros aparelhos similares, fornecendo uma informação importante para a escolha do consumidor.

Comente Aqui