DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Colégio Humboldt foi ponto de coleta na Semana da Compostagem

O Colégio Humboldt, instituição multicultural localizada no distrito de Socorro, zona Sul paulistana, participou da Semana da Compostagem, que aconteceu de 7 a 13 de maio em São Paulo.

Alunos e famílias se engajaram na iniciativa, organizada pelo parceiro Planta Feliz, com o objetivo de diminuir a quantidade de lixo nos aterros, transformando resíduos em adubo orgânico. O colégio também foi, pelo segundo ano consecutivo, um posto de coleta de resíduos orgânicos.

Dados da Prefeitura de São Paulo mostram que só a cidade gera, em média, 27 mil toneladas de lixo diariamente (lixo residencial, de saúde, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc.). Só de resíduos orgânicos, como de residências, podas e varrições, são coletados quase 18 mil toneladas por dia.

“Neste momento, a parceria entre colégio e famílias é fundamental para darmos aos alunos exemplos práticos de ações em conjunto pela preservação ambiental”, diz Tânia Lindemann, vice-diretora pedagógica. O Humboldt está incentivando junto à comunidade escolar o processo de reciclagem do lixo orgânico, em que os estudantes levam para a casa o saco compostável do colégio e o levam de volta com os resíduos orgânicos do lixo produzido em casa.

“Esse material será retirado da escola pela Planta Feliz e encaminhado ao destino correto: a compostagem, que é a transformação de resíduos orgânicos por meio da ação de microrganismos, fechando – ou reiniciando – um ciclo sustentável, com a participação de todos nós”, explica Tânia.

Segundo o Humboldt, em sala de aula os professores estão desenvolvendo com os estudantes atividades de conscientização sobre o impacto dos resíduos orgânicos no meio ambiente e abordando a importância da sustentabilidade e do cuidado com o solo, especialmente nas matérias MINT – sigla alemã para o já conhecido STEM -, projeto que tem o objetivo de estimular o interesse dos alunos nas áreas de ciências investigativas e de pesquisas por meio da Matemática, Informática, Ciências da Natureza e Tecnologia para os estudos e futura carreira profissional.

Comente Aqui