DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Aumenta o número de cooperativas para reciclagem na capital

Em 13 de novembro, a Prefeitura de São Paulo iniciou a ampliação em 50% do número de cooperativas habilitadas para fazer a reciclagem de resíduos na cidade.

Na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes participou da assinatura dos contratos com as cooperativas de reciclagem habilitadas na Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, no Jardim Sabará, zona Sul paulistana. Agora, a cidade conta com trinta unidades habilitadas para esse fim. 

O objetivo da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), é apoiar e dar estrutura para essas entidades e seus trabalhadores. 

“As cooperativas de reciclagem são uma grande oportunidade de geração de empregos e para cuidar do meio ambiente. Tínhamos vinte cooperativas e agora passamos para trinta habilitadas. Um aumento de 50%”, enfatizou Ricardo Nunes. 

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município (SP Regula), responsável pela distribuição da coleta seletiva para a separação dos resíduos pelas cooperativas habilitadas, atuou em parceria na ampliação do projeto.  

Segundo a Prefeitura, a partir de agora, as entidades habilitadas receberão, durante 24 meses, apoio técnico, disponibilização de resíduos recicláveis que contribuirão para a geração de renda dos cooperados, além da possibilidade de suporte financeiro para despesas como aquisição de equipamentos de proteção individual – EPI’s, contas de água, luz e aluguel. 

Para a secretária Aline Cardoso (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), as cooperativas têm dois papéis fundamentais na cidade: ajudar nos temas ambientais e, principalmente, proporcionar renda para a população. 

 

INCENTIVO E MAIS UNIDADES

A habilitação das cooperativas é uma forma de incentivar a atividade dos agentes ambientais, segundo Rodrigo Ravena, secretário do Verde e Meio Ambiente. “Achamos uma forma de regularizar a situação dessas pessoas, o que leva à possibilidade de estimular esse trabalho e também o das cooperativas que estão se formalizando”. 

A ação da Prefeitura foi aprovada pela pastora Neia, responsável pela Cooperativa Rainha da Reciclagem, situada na zona Leste, que destacou a importância da documentação das entidades, que pode facilitar o aumento das unidades de reciclagem. 

Durante o evento também foi realizada a entrega de certificados às trinta iniciativas incubadas (em formação) selecionadas pelo Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo (SP Coopera). Essas organizações de coleta e reciclagem receberão, durante seis meses, capacitação e qualificação profissional com enfoque em gestão cooperativista e empresarial, suporte com formalização e apoio com consultoria.  

Cada grupo participante contará com um analista técnico que visitará a sede da organização uma vez por semana, orientando e capacitando. Esse processo tem como objetivo fortalecer e estruturar os grupos, a fim de prospectá-los à formalização necessária para integrarem o quadro de cooperativas participantes do programa Socioambiental de Coleta Seletiva. Após os seis meses, as iniciativas continuarão recebendo acompanhamento por mais seis meses.   

O SP Coopera tem como objetivo promover a cultura cooperativista, incentivando a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural.

 

 

Comente Aqui