DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

A agricultura e a cultura do extremo Sul no Sesc Interlagos

Entre os dias 18 e 20 DE NOVEMBRO, o Sesc Interlagos, na zona Sul paulistana, realiza o Zona Sul Me Alimenta, ação que acontece desde 2017 e que tem como objetivo debater o protagonismo da região do extremo Sul na produção de alimentos saudáveis dentro da cidade.

Para 2023, o projeto apresenta a região como produtora de alimentos, tanto no sentido literal, com a presença de diversas famílias agricultoras e com um movimento crescente de fortalecimento da produção agroecológica, assim como no sentido simbólico, dando destaque à intensa e também diversa movimentação cultural local.

De acordo com o Sesc, este é um projeto que visa aproximar ainda mais a população aos moradores e produtores locais que têm apostado na agricultura agroecológica urbana e periurbana nos distritos de Parelheiros, Marsilac e Capela do Socorro, entre outros, cuidando das áreas de mananciais e produzindo alimentos saudáveis.

Da mesma forma, também é uma oportunidade para refletir sobre as possibilidades e dificuldades de acesso regular e permanente a esses alimentos, utilizando diferentes recursos culturais e educacionais para pensar a alimentação e suas conexões sociais, ambientais e poéticas com o território.

Ao longo de três dias, a mostra, que tem curadoria da Rede Nóis por Nóis, iniciativa do Grajaú que fortalece empreendimentos, articulações e saberes periféricos, será conduzida pela mestre de cerimônias Kimani, apresentando as iniciativas presentes no Zona Sul Me Alimenta 2023 e o contexto socioambiental e poético do território.

A programação prevê uma feira agroecológica, bate-papos sobre os desafios da alimentação na quebrada, shows, oficinas, prática de yoga, apresentação de capoeira e outras ações que estimulam o debate sobre a alimentação para além da nutrição, trazendo aspectos importantes como a saúde, a cultura, o meio ambiente e questões socioeconômicas. Chefs, cozinheiras, produtoras, coletivos agrícolas, empreendedoras e agentes culturais se reúnem de acordo com a programação que pode ser conferida em:  https://www.sescsp.org.br/projetos/zona-sul-me-alimenta/ .

A Feira Agroecológica Zona Sul Me Alimenta acontece de 18 a 20 de NOVEMBRO, SEXTA, SÁBADO E DOMINGO. A atividade é GRATUITA e o Sesc Interlagos fica na AVENIDA MANUEL ALVES SOARES, 1100, bairro Parque Colonial, distrito de Grajaú.

NA FOTO, Marlene, que tem um restaurante de comida ancestral em Parelheiros, conta no Sesc Interlagos sobre sua experiência como moradora da zona rural no extremo Sul de São Paulo.

 

 

Comente Aqui