DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Aproveite o domingo, 4 de junho, para abraçar a Guarapiranga

Abrindo a Semana do Meio Ambiente, o Abraço Guarapiranga será realizado no DOMINGO, 4 DE JUNHO, no Parque da Barragem, zona Sul da capital paulista. Ele também acontecerá, simultaneamente, em outro ponto da zona Sul, em Itapecerica da Serra, na estrada de Jaceguava, na represa do Crispim.

Trata-se de uma já tradicional manifestação em defesa das fontes de água da região metropolitana de São Paulo. Em sua 17ª edição, o Abraço terá como tema o combate ao lançamento de esgoto sem tratamento nos cursos d’água, em especial, na própria represa.

Além de pressionar o poder público por melhorias, o evento mobilizará e alertará a população, empresas e todos os níveis de governo para a urgência de uma nova cultura de cuidado com a água.

Os movimentos e organizações envolvidos no Abraço também cobram medidas urgentes para conter a destruição das fontes de água, sobretudo da Guarapiranga e da Billings, pelo despejo de resíduos de todo tipo nos seus corpos.

Recentemente, a represa de Guarapiranga, por exemplo, se viu coberta por uma densa camada de macrófitas (Foto 2), plantas que se multiplicam rapidamente em ambientes aquáticos pobres em oxigênio e ricos em nutrientes orgânicos, oriundos basicamente do esgoto doméstico despejado sem tratamento.

SOBRE O ABRAÇO

O Abraço Guarapiranga é realizado por um conjunto de organizações da sociedade civil desde 2006, quando a represa celebrava 100 anos de existência.

Segundo seus organizadores, a partir da realização do Abraço, houve uma série de conquistas para o reservatório, seus mananciais e toda a região, como a implantação dos parques lineares, a requalificação da orla da avenida Atlântica e contribuições para o aperfeiçoamento de legislações sobre o tema.

O Abraço é um evento aberto ao público e inteiramente gratuito, numa celebração das águas, do meio ambiente e da natureza, mas também um ato de denúncia pelo descuido com a preservação dos mananciais, especialmente da Guarapiranga.

SOBRE A GUARAPIRANGA

Criada há 117 anos e com uma produção de 15m³ de água por segundo, abastecendo cerca de 5 milhões pessoas, a represa de Guarapiranga é o segundo maior sistema de produção de água de São Paulo, que é a região mais povoada do país, mas que possui baixa oferta de água.

Atualmente, grande parte do esgoto produzido na Bacia Hidrográfica da Guarapiranga é lançada diretamente nos córregos que deságuam na represa. As inúmeras estações elevatórias do sistema Guarapiranga estão danificadas e não bombeiam o efluente para que receba o devido tratamento.

Além disso, nos últimos anos uma epidemia de loteamentos criminosos vem destruindo o pouco que resta de área verde no entorno da represa. Esta ocupação desenfreada também é responsável pela supressão da mata nativa, que assegura a produção e a qualidade das águas.

As áreas verdes remanescentes no entorno da Guarapiranga prestam enormes serviços ambientais para a cidade, uma vez que atuam como “esponjas”, absorvendo a água em épocas de chuva e liberando-a gradualmente em períodos de seca.

O tema é sério, relevante e requer atenção de toda a sociedade.

SOBRE A PROGRAMAÇÃO NO PARQUE

Esta é a programação do Abraço Guarapiranga no domingo, 4 de junho, no Parque da Barragem, localizado na avenida Atlântica, 1100, bairro Socorro:

9h – Abertura no Parque da Barragem com oficinas, atividades ambientais e exposições; tendas de organizações locais, participação de alunos dos cursos de Biologia e de Medicina Veterinária da Universidade de Santo Amaro, que promoverão oficinas e orientação para tutores de pets; exposição de abelhas sem ferrão, orientações sobre compostagem e teste da qualidade da água por equipe da Fundação SOS Mata Atlântica.

10h – Shows e atividades culturais.

11h – Plantio de mudas.

12h – Abraço Simbólico à Guarapiranga.

Comente Aqui