DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Anunciado programa para as ciclovias e mais ruas abertas na cidade

No último dia 22, o prefeito Ricardo Nunes anunciou duas ações para incentivar a mobilidade ativa na capital: a manutenção e expansão do Plano Cicloviário e a ampliação do Programa Ruas Abertas para o bairro da Liberdade, na região central. Segundo o prefeito, as duas iniciativas foram debatidas com a população antes de serem implementadas.

O Plano Cicloviário recebeu um programa permanente de conservação das estruturas cicloviárias e a recuperação imediata daquelas que precisam, com a publicação de uma Ata de Registro de Preços no Diário Oficial de 22 de setembro.

“Temos a maior malha cicloviária do Brasil: 722 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Vamos investir R$ 64 milhões na recuperação dessa malha cicloviária e R$ 371 milhões em 152 quilômetros de novas ciclovias, que abrangem 25 subprefeituras”, destacou Ricardo Nunes ao anunciar o plano.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo do programa de manutenção permanente é prolongar a vida útil das estruturas já implantadas, garantindo a regularidade das características técnicas, estruturais e de sinalização, assegurando conforto e segurança para quem as utiliza.

A Prefeitura informa que vem expandindo a malha cicloviária da cidade a caminho de cumprir a meta mil quilômetros de extensão da rede até o final de 2024. Hoje, com 722 km de ciclovias, 690 km de ciclofaixas e 32 km de ciclorrotas, a capital já tem a maior malha cicloviária do país.

RUAS ABERTAS LIBERDADE

Outra medida anunciada na ocasião, o Ruas Abertas Liberdade, começa a vigorar no domingo, 1º de outubro. A partir dessa data, quatro vias públicas do bairro da Liberdade ficarão abertas exclusivamente para a circulação de pedestres das 9h às 20h.

São elas: rua dos Estudantes (entre a av. da Liberdade e rua da Glória), rua dos Aflitos, rua Américo de Campos (trecho entre a rua Galvão Bueno e a rua da Glória) e rua Galvão Bueno (trecho entre a rua Américo de Campos e a praça da Liberdade).

“Este foi um processo participativo e que vai aumentar em 174% o espaço para pedestres na região”, declarou o assessor da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, Pedro Fernandes.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região para orientar os motoristas com o objetivo de manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via. A implantação do projeto tem caráter experimental neste início de operação, podendo passar por ajustes, caso seja necessário, informou a Prefeitura.

Comente Aqui