DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

A Etapa V – “Ferruge” – do Parque Linear Cantinho do Céu é entregue pelo prefeito

Em 22 de março, o prefeito Ricardo Nunes entregou um trecho recuperado de 50.736 m² às margens da represa Billings, responsável pelo abastecimento de milhares de moradores da capital paulista. O trecho faz parte das seis etapas de implantação do Parque Linear Cantinho do Céu, localizado na Capela do Socorro, zona Sul paulistana.

“Esta etapa faz parte da reurbanização de toda a orla da represa. Serão sete quilômetros no total e dez mil residências que foram beneficiadas”, disse o prefeito, lembrando que antes no local havia casas em área de risco, sem esgoto, sendo que o esgoto era jogado na represa. “Fizemos a remoção dessas casas e implantamos o parque com infraestrutura para a população. Ele tem quadra, playground, pista de caminhada e é um chamamento para as pessoas cuidarem dessa área importante de mananciais”, acrescentou Nunes.

Com 1,43 quilômetro de extensão, esse trecho, a Etapa V do Parque Linear Cantinho do Céu, chamado Adolfo Souza Duarte “Ferruge”, em homenagem ao ambientalista morto em 2022, é dotado de áreas de esporte e lazer, espaços públicos e extensa área verde, modificando a paisagem da região com a recuperação ambiental da borda da represa Billings.

Nas obras de urbanização, que fazem parte do Programa Mananciais da Prefeitura, foram executadas redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, drenagem de águas pluviais, readequação do sistema viário por meio de regularização e pavimentação das vias existentes, implantação de novas vias, vielas e escadarias, ampliação das áreas permeáveis e implantação do parque às margens da represa Billings.

Já o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, destacou que a obra é fundamental para preservar a água que abastece a cidade de São Paulo. “A Prefeitura está fazendo obras de intervenção que melhoram a qualidade dessa área de mananciais. Intervenção de habitação que vem junto com parques e isso melhora a qualidade dos mananciais”, disse.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite, as obras de reurbanização do Cantinho do Céu já melhoraram a qualidade do meio ambiente na região. “Olha a qualidade de vida que temos aqui, com água, esgoto, as calçadas”, afirmou o vereador, ao lado do subprefeito Cláudio Schefer, da Capela do Socorro, e do ex-parlamentar Antonio Goulart.

 

SOBRE O PROGRAMA MANANCIAIS 

As bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na zona Sul da cidade de São Paulo, fazem parte do campo de atuação do Programa Mananciais, que tem por objetivo contribuir para a despoluição e proteção de ambas as áreas.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa envolve ações de urbanização de assentamentos precários; regularização fundiária e atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras. A totalidade dos investimentos desde 2021 e previstos até final de 2024 é de R$ 2,7 bilhões.

Comente Aqui