A oitava unidade do Descomplica SP será na Capela do Socorro e terá uma área de 800 metros quadrados, com 80 funcionários capacitados para oferecer atendimento ao público em 283 tipos de serviços municipais e mesmo estaduais e federais.
O programa Descomplica SP, da Prefeitura de São Paulo, estabelece um novo padrão para o atendimento presencial para a população. Nele o cidadão encontra serviços como o de emissão da Carteira de Trabalho, informação sobre licenças e taxas municipais, de solicitação de Bilhete Único, de requerimento do Seguro Desemprego, de intermediação de mão de obra e cadastro para o recebimento de benefícios sociais, entre outros.
“O programa centraliza em um único ambiente serviços presenciais e da internet, além de auxiliar o cidadão na utilização dos canais virtuais. A ideia é estar mais próximo do munícipe, principalmente daquele que está distante da região central da cidade, e com isso propiciar economia de tempo e dinheiro, evitando longos deslocamentos para este munícipe”, explica Daniel Glaessel, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), responsável pelo programa.
Lançado em março de 2018, na praça de atendimento da Subprefeitura São Miguel Paulista, na zona Leste, atualmente o Descomplica SP conta com sete unidades: Campo Limpo e Jabaquara (zona Sul), Santana / Tucuruvi (zona Norte), Butantã (zona Oeste), Penha e São Mateus (zona Leste). No total, o programa já realizou 1,3 milhão de atendimentos na capital, com um índice de avaliação de 99% entre ótimo e bom pelos usuários.
De acordo com o secretário Glaessel, entre os serviços oferecidos nas unidades do programa está o Descomplica Digital, onde o cidadão pode realizar serviços pela internet, gratuitamente e com a ajuda de atendentes, propiciando a inclusão digital às pessoas. Outra novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Tanto o funcionário quanto o munícipe que procura o serviço, ficam de frente para a tela do computador, o que propicia mais transparência e acompanhamento ao que está sendo feito. “São os dois juntos procurando respostas em parceria, o que aumenta a confiança no serviço”, afirma Glaessel.
No entanto, o secretário lembra que, no momento, o atendimento lado a lado está suspenso por orientações de saúde, mas que “todos os profissionais estão capacitados para atender os cidadãos com a mesma qualidade. Agora o profissional atende do outro lado da mesa, com máscara e face shield”.
O Descomplica SP também faz parcerias com órgãos públicos, escolas e entidades da sociedade civil, entre outros, para a realização em suas unidades de atividades culturais, campanhas de saúde, oficinas sobre mercado de trabalho etc. Já aconteceram 86 destas atividades, recebendo cerca de nove mil pessoas.
A nova unidade
O novo Descomplica SP Capela do Socorro terá Nair De Marco como sua diretora e atenderá uma região com mais de um milhão de habitantes (650 mil pelo Censo de 2010). Com capacidade para até mil atendimentos diários, a unidade terá uma fase inicial de pré-operação para depois entrar em pleno funcionamento, tudo isso previsto para ocorrer no início de julho, desde que prossiga a retomada gradual das atividades na cidade, em razão da pandemia da Covid-19.
O atendimento ao cidadão no Descomplica SP está sendo feito mediante o agendamento prévio, que pode ser feito na Central 156 ou no portal do programa (consulte o https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/). Mesmo no pós-pandemia, o usuário deverá continuar agendando previamente o seu atendimento. Apenas alguns serviços poderão ser feitos presencialmente no órgão, sem agendamento.
O novo Descomplica SP funcionará nas dependências da Subprefeitura Capela do Socorro, localizada na rua Cassiano dos Santos, 499, bairro Jardim Cliper.
Falando em uma live de apresentação da unidade Capela do Socorro, o subprefeito local, Valderci Malagosini, agradeceu aos servidores da Subprefeitura que também trabalharam na implantação do novo Descomplica SP, apesar da pandemia da Covid-19, e disse esperar que “a população se apodere desse importante espaço da região.
Colaboração:
Thiago de Oliveira Silva
Assessoria de Comunicação SPCS
Comente Aqui