DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Secretário vem a Santo Amaro verificar obras de acessibilidade

O secretário Cid Torquato, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), esteve na região de Santo Amaro para verificar os serviços de acessibilidade que vem sendo feitos pela Subprefeitura Santo Amaro (SPSA) desde maio último. Já foram feitas 92 rampas de acesso com sinalização táctil para cadeirantes e pessoas com deficiência visual, em logradouros da região e que atendem às solicitações feitas pela população, principalmente, no número 156.

Acompanhado de Janaína De Martini, subprefeita local, o secretário acompanhou a implantação de rampas no cruzamento das ruas Cancioneiro de Évora com Henri Dunant, na Chácara Santo Antônio, na manhã de 11 de setembro. “Com esse trabalho, a subprefeita Janaína demonstra sensibilidade para a questão da acessibilidade e dos direitos da pessoa com deficiência”, afirmou Torquato, que também é cadeirante.

A SMPED é responsável pela promoção de políticas públicas em prol da acessibilidade e dos direitos da pessoa com deficiência. Além das rampas de acesso para pessoas com deficiência, a SPSA também vem realizando neste ano, obras de manutenção do passeio público para melhorar o tráfego de pedestres nos bairros sob sua jurisdição.

“Eu quero aproveitar essa boa iniciativa aqui em Santo Amaro para estimular os outros subprefeitos no sentido de pelo menos implantarem dez rampas todo mês, com a verba destinada a logradouros. Se isso for feito, teremos 320 rampas a mais por mês na cidade de São Paulo, e até o final da nossa gestão, em dezembro de 2020, serão quase 4 mil novas rampas. Isso tem um valor inestimável!”, declarou Torquato.

Sobre o estado das calçadas na cidade, que o secretário considera como uma questão de “saúde pública”, ele lembrou do programa da Prefeitura que deve começar agora em setembro, e que prevê 1,5 milhão de quilômetros quadrados de novas calçadas no município. Segundo Torquato, esse programa “ousado” terá um impacto muito positivo na cidade. “Espero que essa intervenção urbana mostre a importância das calçadas e que é preciso mantê-las. A Prefeitura tem que investir, todos os anos, pelo menos R$ 200 milhões em calçadas”, disse o secretário.

Por fim, Cid Torquato elogiou a fábrica da Coca Cola em Santo Amaro, que recebeu o selo de acessibilidade arquitetônica da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da SMPED, e disse considerar razoável a situação das calçadas santamarenses em relação a outras regiões da cidade: “Não vi muitas rampas, e acho que ainda faltam algumas por aí, mas o trabalho vem sendo feito pela Janaína e sua equipe”.

Comente Aqui