DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Vendas do comércio tiveram aumento de 12%, mas há uma preocupação

As vendas no comércio do estado de São Paulo em outubro passado, tiveram aumento de 12,46%, segundo o índice Ifecap, produzido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). A alta se deve ao Dia das Crianças e aos avanços no Plano São Paulo de retomada e reabertura da economia paulista.
O aumento nas vendas (+12,46%), encomendas (+5,69%) e na situação geral dos negócios (+8,27%) fez o Índice Momento Atual chegar a 113,41 pontos na metodologia do Ifecap, patamar 8,83% maior do que no mês de setembro.

Falta de matéria prima e produtos
Contudo, os comerciantes ouvidos por telefone pelos pesquisadores, relataram problemas com fornecedores, o que reduziu as expectativas de encomendas para os próximos três meses em 1,70% (124,83 pontos), quando comparado com o mês de setembro.

Recentemente divulgada, a Pesquisa Pulso Empresa revelou que quase 72% dos comerciantes varejistas declararam sentir dificuldades de obter matérias-primas ou mercadorias. Já as expectativas de vendas futuras sofreram um impacto de -1,78% (133,56 pontos).
“Apesar de boas expectativas com as vendas de novembro e dezembro, com a Black Friday e Natal, os empresários já se encontram receosos com o futuro cenário em janeiro do próximo ano. Isso se deve ao fato de que o governo federal provavelmente não irá prorrogar o auxílio emergencial após 31 de dezembro deste ano, e o projeto Renda Cidadã possui dificuldades para ser concretizado por falta de recursos”, explica o economista e pesquisador do Instituto de Finanças Fecap, Allan S. de Carvalho.

Comente Aqui