DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Vendas do comércio paulistano subiram 19,8% em julho

A alta média de 19,8% nas vendas do comércio paulistano em julho, medida pelo Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), sinaliza os primeiros reflexos do processo de reabertura iniciado em 10 de junho.

O movimento de vendas a prazo cresceu 25,6% no período ante o mês anterior, de acordo com o levantamento. Já o sistema de vendas à vista aumentou 14%, na mesma base de comparação.

“Com a economia reabrindo aos poucos, a tendência é de que o comércio se recupere gradualmente”, afirma Marcel Solimeo, economista da ACSP. “Mais pessoas voltaram a trabalhar nos escritórios, estão almoçando fora e, com isso, aumentou o movimento nas ruas – o que é bom também para as lojas”, explica Solimeo.

Apesar de a queda no movimento ter diminuído bastante na comparação anual, as vendas devem se recuperar lentamente, já que as perdas foram muito fortes durante a pandemia, segundo o economista.

Pelos dados do Balanço da ACSP, as vendas a prazo registraram queda de 35,7% em julho ante igual período de 2019. Já as vendas à vista recuaram 59,7%. A queda média foi de 47,7%.

A expectativa agora, de acordo com Solimeo, é que São Paulo passe o quanto antes para a fase verde do plano de flexibilização do governo, para que a economia ganhe um pouco mais de ritmo. O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

Comente Aqui