DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Vem aí as novas “Ruas das Motos”, o berço do motociclismo

Recentemente, a Prefeitura de São Paulo deu inicio às obras para cumprir o cronograma que prevê um novo visual para a rua General Osório, avenida Rio Branco e toda a região conhecida como “Ruas das Motos”, no Centro da capital paulista.

Funcionários começaram as intervenções com a desobstrução de galerias de águas e esgotos e mudanças no paisagismo. Estas iniciativas resultam de reuniões dos comerciantes locais com o subprefeito da Sé, Marcelo Vieira Salles, para dar um novo gás ao maior polo comercial do segmento de motos do país, berço do motociclismo nacional.

O projeto prevê ainda melhorias na prestação de outros serviços municipais, como na iluminação pública, mudanças no horário da coleta de lixo e reforços na fiscalização para atacar pontos irregulares de descarte de lixo na região. Segundo a Associação Ruas das Motos (ARM), essas iniciativas visam valorizar os imóveis e criar atrativos ao comércio e turismo locais.

Também se pretende, junto com a Subprefeitura, implantar portais na entrada e saída das “Ruas das Motos” e uma arquitetura mais estilizada no quadrilátero entre as avenidas São João, Duque de Caxias, Rio Branco e rua dos Gusmões, que formam o grande shopping de lojas e acessórios do segmento de motos, para atrair mais clientes e turistas.

O subprefeito Salles também se colocou à disposição dos comerciantes para colaborar, através da estrutura da Subprefeitura, na realização de eventos uma vez por mês nas “Ruas das Motos” (aos sábados) e nas liberações municipais necessárias para o “Projeto Grafite”, da ARM, que pretende grafitar as fachadas e laterais de prédios e das lojas, com motivos relacionados ao segmento de motos e bikes.

O berço do motociclismo

Em mais de 80 anos como centro de peças e acessórios, a região se expandiu da esquina do Veneno (rua General Osório com alameda Barão de Limeira) para a “Boca das Motos”, hoje rebatizada de “Ruas das Motos”.

Nestas décadas, o local se tornou pioneiro no segmento de duas rodas no Brasil, por onde chegaram as primeiras motos importadas e por ser o berço das primeiras competições, dos primeiros motoclubles e onde surgiram pilotos campeões, como Luís Latorre, Denísio Casarini, Walter Barchi (Tucano), Eduardo Celso (Adú Celso) e outros.

Neste quadrilátero da cidade se concentram cerca de trezentas lojas voltadas ao segmento de motos e bicicletas, que geram centenas de empregos, além de receber milhares de consumidores e turistas vindos de várias cidades do estado de São Paulo, de outros estados e até de países da América Latina.

E foi no intuito de preservar esta memória local paulistana e revitalizar a região que, no início dos anos 2000, foi criada a Associação Ruas das Motos (ARM).

Comente Aqui