DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Vagas para estudantes da rede estadual nos CEL’s

O projeto Centro de Estudo de Línguas (CEL) está com matrículas abertas para estudantes da rede estadual do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) interessados em aprender novos idiomas em 2022.
São oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, mandarim e japonês, conforme a demanda regional. Cada aluno pode cursar até dois idiomas simultaneamente. Atualmente, existem 167 unidades do CEL espalhados por todas as regiões do estado
A manifestação de interesse ocorre via Secretaria Escolar Digital (SED), mas a efetivação da matrícula acontece presencialmente na escola na qual o CEL é vinculado. É necessário apresentar uma cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Os cursos têm duração de três anos (carga total de 400 horas), são organizados por semestre, e acontecem no período de contraturno ou aos sábados. Exceto o de inglês, que é anual (133 horas).
Para cursar inglês e mandarim, é necessário que os estudantes estejam matriculados no ensino médio, já para os demais idiomas, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do ensino fundamental e EJA.
Além do estudo da língua estrangeira, os alunos ampliam aprendizagens de aspectos sociais e culturais de outros países e regiões. Segundo a coordenadora Rosângela Moura, do CEL Antônio Raposo Tavares, em Osasco, as aulas enfatizam as quatro habilidades básicas para aprender um idioma: compreensão, audição, leitura e escrita.

Comente Aqui