DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Unidades Básicas de Saúde da região recebem o secretário

Na manhã de 1º de fevereiro, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, e a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, visitaram quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) na região de Parelheiros e Capela do Socorro, aqui no extremo sul da capital.
Em Parelheiros, a UBS Jardim São Norberto foi o primeiro equipamento a ser visitado. O objetivo da administração é acelerar as obras de reforma geral da unidade a fim de ampliar os consultórios para oferecer melhor assistência e acolhimento aos pacientes.
Na UBS Jardim Santa Fé, também situada no distrito de Parelheiros, foram avaliadas as possibilidades de obras de adequação ou de locação de outro imóvel para melhor instalar a unidade. Já na UBS Chácara do Conde, na Capela do Socorro, as obras de reforma também foram ressaltadas como prioridade, entre elas, a cobertura.
A UBS Varginha foi a quarta unidade visitada e foram conferidas as reformas e readequações já realizadas no imóvel.
A pedido do prefeito Ricardo Nunes, a Secretaria da Saúde (SMS) está em busca de um terreno na região do Varginha para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para aumentar a oferta de serviços aos moradores da região. As obras serão executadas com recursos da Prefeitura em contrapartida aos investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do programa Avança Saúde SP.
De acordo com a SMS, os moradores da região Sul contarão com outras quatro UBS’s que serão construídas pela administração municipal: a UBS Reimberg, UBS Jardim São Bernardo, UBS Parque Santo Antônio II e a UBS Cidade Dutra. Todas com previsão de início das obras até março deste ano.

Sobre o Avança Saúde
Segundo a Prefeitura, o Avança Saúde SP é um programa de reestruturação e requalificação das redes assistenciais da cidade de São Paulo. O investimento total no programa é de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão).
Estão previstas a construção de mais equipamentos de saúde, tais como UPA’s e UBS’s, além da continuidade das reformas. Até o momento, 58 estão concluídas de um total de 92 obras contratadas, sendo que 55 delas são obras de reformas de UBS’s.
Durante as visitas, Edson Aparecido ouviu sugestões dos funcionários e usuários dos equipamentos. As quatros UBS’s são administradas pela Associação Saúde da Família (ASF). Acompanharam as visitas representantes da ASF, supervisores e técnicos de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul.

Comente Aqui